RJ confirma o primeiro caso de transmissão local do coronavírus

Homem de 72 anos participou de um congresso médico no Rio e contraiu o vírus no evento. Logo em seguida, ele também contaminou a esposa. No total, RJ tem 13 casos confirmados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro caso de transmissão local do coronavírus. “Tivemos ontem a confirmação do exame de contraprova pela Fiocruz que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus”, disse o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, durante entrevista. As informações são do G1.

A medida faz com que o estado passe para o nível 1 do Plano de Contingência, que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual.

Paciente é um homem, de 72 anos, da cidade do Rio de Janeiro. Ele está em isolamento domiciliar e apresenta estado de saúde estável.

Nesta quarta (11), o Ministério da Saúde confirmou que o estado tem 13 casos confirmados do novo coronavírus. São cinco casos a mais em relação aos balanços divulgados na segunda e na terça-feira pelo ministério.

Medidas emergenciais

Nesta quarta, o governador Wilson Witzel divulgou um decreto para o enfrentamento emergencial do coronavírus. A publicação ocorreu em edição extraordinária do Diário Oficial.

Segundo o secretário Edmar Santos,o decreto permitiria a internação compulsória de pacientes. A regra, no entanto, não cita expressamente a internação.

Em uma nota divulgada à noite, o secretário diz que o decreto "não tem novidade".

“O decreto tem o objetivo de dar a Secretaria de Estado de Saúde mais agilidade no enfrentamento da crise, inclusive na compra de insumos, aluguel de equipamentos e construção de novos leitos. É um decreto que regulamenta em nível estadual a lei federal promulgada em fevereiro. Não há novidades no decreto. Na verdade, ele até repete alguns aspectos da legislação que já existe”,

O decreto determina que os órgãos competentes devem "adotar as medidas judiciais cabíveis", caso o paciente se recuse a adotar certos cuidados, como:

isolamento

quarentena

exames médicos

testes laboratoriais

coleta de amostras clínicas

vacinação

tratamento médico

investigação epidemiológica



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES