Saiba a importância da fisioterapia no tratamento de pacientes com Covid-19

Durante a pandemia da COVID-19, o Conselho de classe desses profissionais, desenvolveu ações em prol de uma melhor assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional para a população.

Coronavírus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, são profissões regulamentadas pelo Decreto Lei nº 938/1.969, que dispõe sobre a sua autonomia e possui habilidades e competências nas mais diversas áreas da atenção à saúde. São gestores, secretários, diretores, coordenadores e pessoas que estão na assistência. Duas profissões que se complementam e são essenciais no combate a qualquer doença: A Fisioterapia, por empenhar a ação de prevenção, promoção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, e a Terapia Ocupacional, por desenvolver e/ou aprimorar as capacidades ocupacionais remanescentes, do cotidiano, do social, do laborativo, com o uso de tecnologias assistivas. Juntas objetivam alcançar uma melhor qualidade de vida.

A atuação desses profissionais durante a recuperação dos pacientes atingidos pela COVID-19 está sendo essencial, pois o fisioterapeuta é um dos responsáveis pela estratégia ventilatória, gerenciamento de oxigenoterapia, manuseio do ventilador mecânico e ajuste de parâmetros ventilatórios. A presença desse profissional é importante tanto para a recuperação, manutenção e fortalecimento muscular, quanto para melhoria da capacidade pulmonar, reduzindo a mortalidade. Os tratamentos fisioterapêuticos reduzem em mais de 40% o tempo de internação, diminuindo a necessidade de medicamentos, custos e o risco de sequelas após a internação.

Paciente fazendo sessão de fisioterapia

A Terapia Ocupacional se destaca pelo desenvolvimento de suas atividades diárias e no bem-estar como um todo, assim, intervindo na reabilitação, no posicionamento e nas estimulações cognitivas, motoras e sensoriais. Atuando também nas orientações e confecções de medidas alternativas de comunicação favorecendo, assim, a interação com a equipe, comunidade e família. A terapia ocupacional desempenha um papel relevante na produção de estratégias para facilitar o desenvolvimento das ocupações, nos aspectos do sofrimento psíquico e na saúde mental que envolve a pandemia da COVID-19.

Por meio da atuação desses profissionais, em Unidades de Terapia Intensiva - UTI ́s, enfermarias, clínicas, ambulatórios e hospitais, as pessoas estão sendo recuperadas, especialmente, as que apresentam sequelas motoras, neurológicas, vasculares, respiratórias e mentais desenvolvidas pela COVID-19. Onde desde o início o propósito dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é prevenir, tratar, auxiliar, reabilitar e contribuir para bem estar dos pacientes/clientes.

Durante a pandemia da COVID-19, o Conselho de classe desses profissionais, desenvolveu ações em prol de uma melhor assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional para a população. Realizou fiscalizações nas unidades de saúde do Estado do Piauí, participou de audiências no Ministério Público do Piauí, intensificou capacitações presenciais e virtuais promovendo o cuidado de profissionais em relação a biossegurança, que trouxe resultados positivos em relação ao número de contaminados (apesar de ser a menor contaminação registrada entre os profissionais da saúde, infelizmente tivemos dois óbitos registrados por conta da COVID-19), ofereceu apoio psicológico, participou ativamente das discussões sobre intervenção na saúde, pontuou a importância dos centros de reabilitação no Estado, e vem participando de audiências pela vacinação. Desta forma, contribuindo e garantindo uma assistência de qualidade e representativa na Saúde do Estado do Piauí.

“Queremos ampliar, valorizar e buscar formas de reconhecimento por meio da remuneração que ainda é bastante defasada no nosso Estado. Estamos contentes pela atuação das nossas profissões no combate à COVID-19, estamos também conscientes que esse papel sempre foi desenvolvido antes da pandemia. Aproveito para pedir que cuidem dos nossos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, valorizem-nos. E, precisando, procurem sempre o FISIOTERAPEUTA e TERAPEUTA OCUPACIONAL registrado no CREFITO-14”, pontua o Presidente Dr. Rodrigo Amorim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES