Saiba a temperatura ideal para lavar a roupa e destruir o coronavírus

“Lave a roupa a 60ºC para se proteger contra coronavírus”, alerta especialista

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lavar a roupa a 60ºC pode ajudar na proteção do contra o novo coronavírus, causador da doença  Covid-19.  A capacidade de sobrevivência do vírus cai em temperaturas mais elevadas. Brendan Wren, professor de patogênese microbiana na London School of Hygiene and Tropical Medicine, disse em entrevista ao jornal The Guardian: "o vírus não é um organismo vivo, mas sim uma partícula minúscula oportunista". As informações são do Notícias ao Minuto.

"Não cresce no meio ambiente, simplesmente tenta sobreviver tempo suficiente até alcançar a superfície mucosa de um ser humano [tais como as que estão presentes nos olhos, boca ou nariz] onde se torna ativo", afirmou 

O cientista acrescentou ainda que as partículas do vírus "tendem a degradar-se facilmente". 

"Por exemplo, não sobrevivem a temperaturas acima dos 50ºC, em detergentes ou álcool", explicou Brendan Wren. 

O professor salientou ainda que o novo coronavírus não prolifera facilmente em tecidos. 

"Não sobrevive particularmente bem nas fibras dos tecidos - mas recomendo na mesma lavar a roupa mais frequentemente e a 60ºC, de modo a inibir totalmente a propagação". 

Entretanto, o professor de virologia Ian Jones, docente na Universidade de Reading, acrescentou também ao The Guardian que a água e o detergente contribuem para a degradação do Sars-coV-2. 

E explicou: "o vírus é inativado pela dessecação e detergente, assim como quando está em contato com temperaturas extremamente elevadas. Deste modo as gotículas que pousam no vestuário ficam rapidamente inativas". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES