Saiba como ter o seu comprovante de vacina mesmo sem o ConecteSUS

Hacker derrubou nesta sexta (10) o acesso à plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação da covid-19.

Hacker derrubou nesta sexta (10) o acesso à plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação da covid-19. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque hacker no site do Ministério da Saúde derrubou nesta sexta (10) o acesso à plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação da covid-19. As informações são da revista Valor Econômico.

O comprovante de imunização, no entanto, pode ser emitido por aplicativos dos governos estaduais e prefeituras. Também é possível apresentar a versão física do comprovante, já que nem todos os estados criaram plataformas próprias para a emissão.

Um levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) no fim de setembro identificou que ao menos 249 cidades brasileiras já exigiam a apresentação do documento para a frequência em espaços públicos.

Carteirinha de vacinação (Foto: Reprodução)

Em estados como Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, é possível obter o certificado digital em aplicativos ou sites criados pelas secretarias estaduais de Saúde.

Em outros, como Rio de Janeiro e Santa Catarina, não há emissão do certificado pelo governo estadual, mas há iniciativas de algumas prefeituras. É o caso da prefeitura do Rio, de Niterói e de Florianópolis.

Mesmo em estados e municípios que não estenderam a exigência para todos os estabelecimentos públicos, alguns locais passaram a cobrar o documento em suas dependências. É o caso do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de São Paulo, além de instituições de ensino, como a USP.

Em nota, na manhã desta sexta, o Ministério da Saúde disse que o ataque "comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento".

ConecteSUS (Foto: Reprodução)

A pasta disse ainda que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados e que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) procura reestabelecer as plataformas. O ministério não deu previsão de retorno.

O problema no Ministério da Saúde ocorre em um período de pressão contra o governo federal pelo controle mais rígido das fronteiras, após a descoberta da variante ômicron do coronavírus. O governo Bolsonaro, no entanto, decidiu exigir apenas uma quarentena de cinco dias de viajantes não vacinados que entrarem no Brasil. A regra passa a valer neste sábado (11).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES