Saiba por que Tarcísio foi intubado mesmo após duas doses de vacina

Pessoas em idade avançada costumam produzir menos anticorpos e estes, por sua vez, atuam de maneira menos eficiente no organismo.

Tarcísio e Glória | Reprodução - Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ator Tarcísio Meira, de 85 anos, foi diagnosticado com Covid-19 e está intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, também foi internada com a doença, mas seu quadro evoluiu com menos gravidade e ela não precisou ser intubada. Ambos receberam as duas doses da vacina que protege contra o coronavírus.

O que explica a evolução grave do ator, além da idade avançada, é que nenhuma vacina é 100% eficaz e algumas pessoas ainda estão suscetíveis aos sintomas mais agressivos mesmo após a imunização completasegundo o geriatra Natan Chehter, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“O Tarcísio Meira é uma estatística nesse momento. Além disso, há a questão das variantes, que não sei se ele foi diagnosticado com alguma. Mas, eventualmente, algumas vacinas têm a eficácia menor contr as mutações, então se a cobertura já não era 100%, as variantes podem conferir maior gravidade e ou maior infectividade”, explica o médico.

O envelhecimento do sistema imunológico é outro fator associado ao agravamento da Covid-19 em idosos. Segundo o especialista, pessoas em idade avançada costumam produzir menos anticorpos e estes, por sua vez, atuam de maneira menos eficiente no organismo.

Isso reflete diretamente na produção de anticorpos impulsionada pela vacina, que também é menor em pessoas mais velhas. “Uma pessoa tem um arsenal de anticorpos que é formado toda vez que ela é vacinada. Então a vacina, pela própria cadência do sistema imune, faz uma imunidade menor no idoso”, diz o médico.

“O sistema imune dos idosos é mais lento em dar sua resposta, então o pico acontece, em geral, de forma retardada em relação aos jovens. Até o idoso conseguir fazer uma resposta mais eficaz demora um pouco mais de tempo e eventualmente prejudica [a recuperação], além do próprio envelhecimento do pulmão”, explica.

Entrenda o processo de recuperação de Glória Meneses enquanto Tarcísio segue na UTI. (Foto: Reprodução - Instagram)

A diferença com que o organismo da atriz Glória Menezes reagiu ao coronavírus pode estar ligada com a resposta das células T, responsáveis por estimular a produção de anticorpos e ou atacar diretamente as células infectadas.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que mulheeres apresentam uma resposta imunológica mais eficiente contra o SARS-CoV-2 do que os homens, e isso impede a propagação da infecção.

Envelhecimento do sistema respiratório

O especialista destaca que existem algumas características do envelhecimento do sistema respiratório que conferem um pouco mais de risco às infecções respiratórias em pessoas idosas, não à toa o grupo está entre os de maior risco para casos graves de covid-19 e H1N1.

Chehter explica que há uma estrutura dentro das células do pulmão que funciona como pequenas pás que retiram o muco produzido pelos brônquios. No caso dos idosos, esse movimento de limpeza é prejudicado e um pouco menor, o que faz com que eles lidem com mais dificuldade com as secreções.

“No momento em que os brônquios estão inflamados, com o pulmão sob ação de um vírus, a resposta normal deste órgão encontra dificuldade para lidar com os produtos da inflamação, com o muco e as secreções. Isso faz com que o idoso possa persistir mais em sintomas e se recuperar de forma mais lenta”, afirma o geriatra.

Além disso, o especialista ressalta a importância de manter as medidas de proteção contra o coronavírus mesmo após a vacinação completa. O uso de máscara, álcool gel para higienização das mãos e o cumprimento do distanciamento social são necessários até que a pandemia esteja controlada.

“Isso vale tanto para os idosos como para os jovens, uma vez que a circulação do vírus ainda não acabou, o fato de a pessoa estar protegida não quer dizer que em nível coletivo nós estejamos protegidos”, afirma Chehter.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES