Saiba quais são os riscos para exames de Covid-19 em locais inadequados

Falhas podem ocorrer pela falta de capacitação do profissional, que realiza o exame, ou ainda pelo não cumprimento de normas e padrões determinados pelas autoridades de saúde durante a realização do teste.

teste de Covid-19 | Tchélo Figueiredo-Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, a procura por testes de diagnóstico aumentou significativamente. Os resultados de falso/negativo e falso/positivo também cresceram e com isso os riscos de um diagnóstico falho. O alerta é da Associação Mato-grossense de Análises Clínicas (Amac) que reforça que “resultados errados” podem pôr em risco a saúde dos pacientes.

De acordo com a presidente da Amac e farmacêutica e bioquímica, Maria Elisa Scheifer, as falhas podem ocorrer pela falta de capacitação do profissional, que realiza o exame, ou ainda pelo não cumprimento de normas e padrões determinados pelas autoridades de saúde durante a realização do teste.

De acordo com a farmacêutica, é essencial que o teste seja realizado por um profissional treinado e que conheça as metodologias que cada teste exige.

Uma pessoa que começou a sentir os sintomas da doença não pode fazer um exame de sorologia logo no primeiro dia, por exemplo, pois a sorologia IgG e IgM só vai soroconverter no Covid-19 após o décimo dia de sintomas do paciente. E no exame de sorologia existem diferentes metodologias para serem utilizadas, entre elas, a da imunocromatografia, mais conhecido como o teste rápido da Covid-19, que pode ser realizado até mesmo em farmácias, e este tipo de exame possui grande chances de mostrar falsos negativos e falsos positivos”, explica.

Exame de Covid-19 deve ser feito em local de confiança. (Foto: Tchélo Figueiredo-Secom)O teste rápido de antígeno é capaz de detectar proteínas presentes na estrutura do novo coronavírus e, por isso, consegue diagnosticar a Covid-19Mas, de acordo com especialistas, exige muita cautela, pois a chance de falha é maior se comparada ao RT-PCR, que é considerado padrão ouro para identificar a infecção.

Maria Elisa Scheifer destaca os riscos de resultados falsos negativos e falsos positivos para a saúde pública e o impacto desses resultados na mensuração da doença. Ela alerta que os exames realizados em locais como as farmácias e empresas de medicina do trabalho, não vão para contagem oficial das autoridades públicas de saúde e isso pode acarretar falhas no número de notificações para a vigilância sanitária e os dados sobre a pandemia passam a ser defasados.

“Quando a pessoa faz o exame fora do período de detecção do vírus o resultado pode dar negativo, mesmo com a pessoa infectada, essa pessoa não vai tomar os cuidados necessários, não vai se isolar e vai continuar disseminando o vírus para outras pessoas. O mesmo risco acontece com um falso positivo, quando a pessoa não está doente e se afasta de suas atividades, acaba tomando remédios sem necessidade e se preocupa com uma doença inexistente”, pontua.

A doutora em Farmacologia e membro da diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), Flávia Silvestre, aponta que a pandemia exigiu ainda mais a necessidade de diagnósticos precisos. Ela reforça que órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos de saúde nacionais determinaram o RT-PCR como a metodologia de “padrão ouro” para detecção do SARS-CoV-2 e que este tipo de exame precisa de profissionais qualificados para um resultado satisfatório e assertivo.

“Essa metodologia que usa técnicas de biologia molecular tem como grande diferencial a execução por pessoas treinadas. E quando falamos dos diferenciais, levamos em conta toda a estrutura, desde a fase pré-analítica da correta coleta do exame, até a fase analítica. Por isso a precisão do diagnóstico leva em conta a realização dos exames em laboratórios confiáveis, com credibilidade e profissionais qualificados para a função”, defendeu.

“Um exame de tamanha importância não pode ser realizado em qualquer lugar, por qualquer técnica de diagnóstico e de forma subjetiva, pois isso poderá interferir diretamente no resultado. A maior parte dos exames falsos positivos e falsos negativos que recebemos para verificar, foram realizados em locais que não estavam preparados e por pessoas destreinadas”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES