Saiba quando retornar aos treinos após a recuperação da Covid-19

Após a Covid-19, retorno às atividades físicas deve ser liberado por um cardiologista

Prática de atividade física após a Covid-19 deve ser liberada por um cardiologista | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Calcula-se que pelo menos 16% dos pacientes com covid-19 apresentam algum tipo de complicação cardíaca e que os danos ao coração independem do grau da doença. Mesmo os quadros mais leves podem trazer prejuízos ao sistema cardiovascular.

A falta de um sintoma pode camuflar o problema e o paciente recuperado só sentirá quando exigir um trabalho extra do sistema cardiovascular, como por exemplo, durante a prática da atividade física.

Prática de atividade física após a Covid-19 deve ser liberada por um cardiologista 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem alertado para os cuidados com a saúde cardiovascular, especialmente neste período de pandemia, mas segundo o cardiologista Fernando Monteiro Aguiar, os cuidados que os pacientes devem ter com o coração após a recuperação da Covid-19 são basicamente os mesmos cuidados se deve ter normalmente.

“Uma alimentação saudável, sem muito sal e gordura. Fazer a prevenção e visitar o seu cardiologista de rotina. E se tiver algum sintoma relacionado, dor no peito, falta de ar, palpitações, procurar o seu médico imediatamente”, explica.

SEQUELAS CARDÍACAS

Como a Covid-19 é ainda é uma doença considerada nova e tem casos de acometimento cardíaco, com miocardites e até alterações do ritmo cardíaco após a infecção o médico explica que os pacientes são orientados a procurar o cardiologista pra fazer uma consulta e um exame de rotina para então ser liberado com mais segurança no caso de querer praticar atividades físicas.

“Mas isso depende de cada paciente. O que eu costumo dizer é que o nosso corpo é nossa fortaleza. Então, é importante os pacientes se cuidarem não só do coração, mas de toda a sua saúde física e mental. Alimentação saudável e fazendo atividades físicas de rotina, tentando, aí, ter um sono adequado. Isso vai fazer com que ele tenha uma imunidade melhor”, acrescenta o cardiologista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES