Sangramento na boca facilita a chegada do coronavírus aos pulmões

O vírus pode chegar mais rápido aos pulmões de quem tem sangramento na gengiva, alerta dentista

Prevenção com a saúde bucal deve ser constante, inclusive após a recuperação da Covid-19. | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de 400 mil mortos em decorrência da Covid-19, o Brasil amarga a 2ª posição no ranking mundial de óbitos pela doença. A contaminação pelo vírus acontece na forma de aspiração pela boca e nariz e pelos olhos.

 Além destes, é possível que o coronavírus tenha vantagem em pessoas com lesões gengivais, como afirmam pesquisadores do Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos no Jornal de Medicina Oral e Pesquisa Odontológica.

De acordo com os estudos, a contaminação encontra uma brecha ainda maior quando altas concentrações do vírus trafegam pela saliva até os pulmões, por meio de ferimentos na gengiva. Para o dentista Sérgio Pires, a prevenção com a saúde bucal deve ser constante, inclusive após a recuperação da Covid-19.   

Prevenção com a saúde bucal deve ser constante, inclusive após a recuperação da Covid-19.   

“A boca é porta de entrada do nosso organismo. Quando está machucada, com certeza alguma infecção fica mais fácil acontecer, necessitando que o paciente tenha a consciência de fazer avaliações, limpezas e consultas com o odontólogo para que não haja prejuízo de saúde. No caso de quem já teve a Covid-19, é muito importante a troca das escovas de dentes após a recuperação para que não haja outra infecção ou que isso afete outras pessoas da casa”, pontua o professor.   

A pesquisa ainda esclarece que há relação entre a falta de cuidados básicos com as gengivas e doenças pulmonares desenvolvidas durante a contaminação pelo coronavírus. Pires reforça a necessidade de observação de sintomas de ferimentos, incômodos, mal hálito e até dores faciais, o que pode ser sinal de alerta para uma consulta.   

IMPORTÂCIA DA ESCOVAÇÃO

“A periodontia - diagnóstico, prevenção e tratamento - vai acompanhar fístulas, como bolhas e sangramentos, para evitar a possibilidade de infecção e, consequentemente, o agravamento de doenças como a Covid-19. Isso porque o vírus pode chegar mais rápido aos pulmões de quem tem sangramento na gengiva. Assim, tratamentos simples como a escovação três vezes ao dia e o uso de enxaguantes bucais são bem-vindos e podem salvar vidas”, finaliza Sérgio Pires.   

O hábito de higienizar a boca sempre após as refeições, com escovação e uso de fio dental, acompanhados da finalização com o enxaguante bucal, são métodos preventivos de problemas nas gengivas e dentes. Aliado a isso, a consulta com o dentista de seis em seis meses amplia a possibilidade de uma boca mais saudável, favorecendo a imunidade contra doenças em geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES