Saúde convoca profissionais para discutir sobre coronavírus

A reunião com os profissionais no auditório da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) da FMS teve o intuito de capacitar os agentes caso surjam casos suspeitos na capital.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã da sexta-feira (31), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reuniu profissionais da rede hospitalar e do SAMU de Teresina para tratar sobre surgimento do novo tipo de coronavírus o 2019 nCoV, que já causou a morte de mais de 200 pessoas. O vírus, que teve o primeiro caso notificado em dezembro do ano passado, tem alertado autoridades de saúde em todo o mundo. 

A reunião com os profissionais no auditório da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) da FMS teve o intuito de capacitar os agentes caso surjam casos suspeitos na capital.

Crédito: José Alves Filho

"Estamos aqui para informar até onde a gente vai poder ter condições de atender ou internar, se necessário. Nós temos o Hospital Natan Portela, que é referência, mas se a epidemia entrar, ele não vai dar conta", disse Amparo Salmito, diretora de Vigilância em Saúde.

Amparo explicou que deve ser feito um roteiro de solicitação de materiais caso a epidemia chegue ao estado. "Eles também vão passar para os colegas de unidade noções sobre a infecção respiratória causada pelo coronavírus", destaca.

A orientação do Ministério da Saúde é que os responsáveis pela saúde pública de cada munícipio sensibilizem  todos os profissionais dos hospitais.

"Caso entre algum caso suspeito é necessário recorrer à vigilância para informar como se deve proceder com o caso e se deve ser feito isolamento ou iniciar tratamento. Também cabe orientar aos profissionais quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras e aventais",  disse Jesus de Mousinho, diretora de Assistência Especializada da Fundação Municipal de Saúde.

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos há 60 anos. Causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES