Saúde libera 3ª dose de vacina contra Covid aos profissionais de saúde

Assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech.

Florentino Neto | Divulgação/Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após confirmar reforço da vacina de Covid-19 a idosos e imunossuprimidos, o Ministério da Saúde ampliou a distribuição da terceira dose dos imunizantes. Agora, também estão inclusos os profissionais de saúde e os adultos acima de 60 anos. O reforço segue as mesmas regras dos outros grupos e a aplicação só está liberada para aqueles que completaram o regime de imunização há pelo menos seis meses. No caso das pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos), é preciso ter tomado à segunda dose há pelo menos 28 dias.

Assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech. Em caso de indisponibilidade, a orientação é usar o da AstraZeneca ou o da Janssen. A vacinação só é considerada completa após a pessoa receber duas doses da vacina, no caso da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, ou dose única, no caso da Janssen.

Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, destacou a importância da imunização completa - Foto: Sesapi

No total, já foram aplicadas 3.107.051 doses em todo o Estado. Elas são divididas entre 2.054.614 primeiras doses, 1.002.862 segundas e 49.575 doses únicas. Entre todos os que já iniciaram a imunização, o Piauí soma 62,61% da população acima de 18 anos 32,07% já está com a imunização completa. Além dos adultos, foi iniciada a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos em 100 municípios.

“Estamos evoluindo na cobertura vacinal contra o coronavírus no Piauí, graças à adesão da nossa população à vacina e aos esforços dos municípios em aplicarem rapidamente todas as doses recebidas. Temos um cenário mais estável em consequência da imunização. Por isso, pedimos à população que observe o calendário de vacinação e não desperdice a oportunidade de ficar imunizado”, fala o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES