Secretaria monitora 280 casos suspeitos de coronavírus no Maranhão

Boletim foi divulgado neste domingo (22). Até o momento, o estado possui dois casos confirmados da Covid-19 em São Luís.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informou na tarde deste domingo (22) que monitora 280 casos suspeitos do novo coronavírus em 40 municípios. Nesse sábado, foi confirmado o 2º caso de infecção pela Covid-19 no estado. As informações são do Imirante.

Os pacientes suspeitos estão sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Outros 87 casos foram descartados após os resultados de exames laboratoriais e 49 foram excluídos por não atender os critérios de definição de Covid-19.

Coronavírus no Maranhão

O Maranhão possui dois casos confirmados do novo coronavírus. O primeiro caso foi confirmado na sexta-feira (20). O paciente é um homem idoso, de 69 anos, que recentemente esteve em viagem à São Paulo, não apresenta sintomas graves e está em isolamento domiciliar em São Luís.

O segundo caso foi confirmado no sábado (21) após o resultado do exame de um hospital da rede privada. A paciente é uma mulher, de 37 anos, que teve contato com uma pessoa que esteve na Europa. De acordo com a SES, ela não possui sintomas graves e está em isolamento domiciliar em São Luís.

A secretaria afirma que ambos os pacientes apresentam bom quadro de saúde. Todas as pessoas que tiveram contato com os dois foram identificados, estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e estão sem sintomas gripais.

Centro de Testagem

Pessoas que estejam com sintomas que são febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem procurar o Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante em São Luís.

O laboratório está recebendo a coleta de material para a realização de exames laboratoriais para COVID-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES