Secretário pede celeridade no envio de vacinas para crianças piauienses

Neris afirma que a celeridade no envio de vacinas é de suma importância por causa do número de mortes de crianças nessa faixa etária por Covid

Secretário pede celeridade no envio de vacinas para crianças piauienses | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior participa nesta quarta-feira, em Brasília, da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), onde estão sendo discutidas pautas como a vacinação de crianças contra Covid e a dificuldade nos estados em aquisição de medicamentos e insumos. O Piauí está solicitando celeridade no envio de vacinas para crianças.

Segundo o secretário de saúde, além das vacinas, o Piauí tem outras solicitações. “Vou solicitar o aumento de vagas para profissionais de saúde da família na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família; queremos também mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Piauí e celeridade no envio de vacinas para crianças de 3 a 4 anos”, diz o gestor.

Secretário pede celeridade no envio de vacinas para crianças piauienses (Foto: Divulgação)

Neris afirma que a celeridade no envio de vacinas é de suma importância por causa do número de mortes de crianças nessa faixa etária por Covid.  Em dois anos, as mortes de crianças de até cinco anos por Covid-19 foram mais do que o triplo das causadas, em uma década, por outras 14 doenças que podem ter mortalidade evitada por vacinação e outras ações de saúde. Em 2020 e 2021, 1.508 crianças morreram por Covid.

Os dados são do Observatório de Saúde na Infância - Observa  Infância, da Fiocruz/Unifase, a partir de dados do SIM(Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde).

Na pauta do encontro do Conass, estão ainda discussão sobre a situação da Monkeypox no país; a Gestão Técnica, Administrativa e Financeira dos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública e a Política de Alta Complexidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES