Sesapi abastece municípios do estado de vacinas contra a Covid-19

Nesta nova remessa de distribuição a Coordenação de Imunização encaminhou 22.835 FioCruz/AstraZeneca, 145.080 Pfizer/BionTech e 17.125 Janssen

Sesapi abastece municípios do estado de vacinas contra a Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou, na manhã desta terça-feira (11), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 para que os municípios façam as retiradas nas Regionais de Saúde. No total foram encaminhadas 185.590 doses de três imunizantes

Nesta nova remessa de distribuição a Coordenação de Imunização encaminhou 22.835 FioCruz/AstraZeneca, 145.080 Pfizer/BionTech e 17.125 Janssen. “Nossas equipes desde a primeira remessa, enviada pelo PNI em janeiro de 2021, sempre estiveram prontas para realizar a entrega o mais breve possível às regionais de saúde para que os municípios possam fazer a retirada e agilizar o mais rápido possível a imunização dos piauienses”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Foto: Divulgação/Sesapi

No final do ano passado alguns municípios enviaram ofícios para a Coordenação de imunização da Sesapi solicitando a suspensão de entrega de vacinas, pois os mesmos estavam com o seu estoque abastecido e não poderiam guardar mais imunizantes. 

“Recebemos documentos de cidades de diversas cidades como Parnaíba, além de 100% dos municípios das regionais de saúde de Floriano e Uruçuí, afirmando que não poderiam receber as vacinas, pois estavam com suas geladeiras cheias e não teriam como armazenar. Porém, nesta remessa enviada hoje essas cidades já estarão recebendo mais vacinas, visto que já utilizaram os seus estoques. Nossa preocupação é de estar sempre atendendo a demanda  segundo a necessidade de cada município”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

Além das vacinas contra a Covid-19, a Sesapi também encaminhou às Regionais de Saúde, os imunizantes de rotina que fazem parte do calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização. “Aproveitamos a logística de entrega das vacinas que combatem à Covid-19 para também abastecer nossos municípios com doses de imunizantes de rotinas, que também são primordiais para prevenção de outras doenças como o sarampo, por exemplo”, reforça à diretora. 

Foto: Divulgação/Sesapi

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Sesapi já repassou aos municípios 5.852.653 milhões de doses de vacinas. O que possibilitou ao Piauí alcançar a marca de segundo estado do Brasil a mais aplicar a segunda dose da vacina, com 75,30% da população imunizada. 

“Precisamos avançar ainda mais no nosso processo de vacinação. Por isso pedimos à colaboração da nossa população, que atenda aos chamados dos municípios para vacinar e fiquem atentos aos prazos de segunda dose e do seu reforço. Lembramos aos pais e responsáveis que assim que for iniciada a vacinação das crianças de 05 a 11 anos levem seus filhos para tomar suas doses, pois as vacinas são seguras e essenciais na prevenção contra a Covid-19”, reforça o secretário Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES