Sesapi alerta para necessidade de completar esquema vacinal contra a Covid

Apenas 40,26% da população piauiense acima de 18 anos completou tomou as duas doses de reforço

Sesapi alerta para necessidade de completar esquema vacinal contra a Covid | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) decidiu tornar facultativo o uso de máscaras no estado. A decisão foi tomada baseada em dados epidemiológicos que apontam redução de óbitos e novos casos da covid-19. Porém, a Sesapi se mantém vigilante em relação à vacinação, principalmente sobre a necessidade da população completar o esquema vacinal.

Levantamento realizado pela Coordenação de Imunização da Sesapi aponta que apenas 40,26% da população acima de 18 anos completou o esquema vacinal com as duas doses de reforço. O grupo de 12 a 17 anos de idade encontra-se com uma taxa de 46% de primeira dose de reforço aplicada.

Sesapi alerta para necessidade de completar esquema vacinal contra a Covid - Foto: Ascom

De acordo com a coordenação, no Piauí a faixa etária a partir de 18 anos possui 2.402.806 pessoas aptas a receber as vacinas, desse total 2.326.316 tomaram a primeira dose (96,81%) e 2.203.830 receberam a segunda dose (91,71%). Já com o primeiro reforço estão 1.773.216, quantidade equivalente a 73,79% desse público, e com o segundo reforço, dose essencial para completar o esquema vacinal, estão apenas 967.592 piauienses (40,26%).

Na população de 12 a 17 anos, o público estimado é de 318.135 pessoas, sendo que 303.565 tomaram a primeira dose (95%) e 270.660 a segunda dose (85%). Por outro lado, no esquema de reforço apenas 147.161 (46%) completaram o esquema vacinal com a primeira.

“É inegável que as vacinas têm um grande impacto na redução dos números de caso, internações e óbitos. “A Sesapi pede que a população procure os postos de saúde para colocar seu esquema vacinal em dia. A flexibilização de medidas, como o uso facultativo de máscaras, depende diretamente da queda dos números de casos, internações e óbitos, tendo em vista a comprovação da influência das vacinas nos dados epidemiológicos”, explicou a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.

Leila Santos solicita ainda a colaboração dos municípios para manter atualizado os registros de doses aplicadas, além de fortalecer as estratégias de imunização da sua população. “Desde o início da pandemia, os gestores municipais foram parceiros da Sesapi em todas as medidas de combate a doença, e mais uma vez contamos com esse apoio para avançarmos ainda mais na imunização dos piauienses”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES