Sesapi compra mais de 200 mil testes para detecção da Covid-19

Os testes serão entregues para os hospitais da Rede Estadual de Saúde e para o Programa Busca Ativa.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (04), a compra de 202.682 testes rápidos para detectar a presença do coronavírus. Os testes serão entregues para os hospitais da Rede Estadual de Saúde e para o Programa Busca Ativa.

“Vamos entregar 144 mil para o Busca Ativa e 58.682 serão distribuídos nos hospitais. Estamos incrementando ainda mais nossa rede de combate a pandemia, oferecendo testes, para que possamos diagnosticar e tratar nossa população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Além da compra destes 200 mil testes, a Sesapi também abriu um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhão de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda. 

Foto - Divulgação

“Estamos nos programando para que até o surgimento da vacina e o fim da pandemia tenhamos testagem. Por isso abrimos esse registro de preços, por meio do qual vamos realizar as compras de acordo com a necessidade da nossa rede de saúde. Tudo isso objetivando o controle da doença”, lembra o gestor. 

O estado do Piauí é o segundo do Brasil a testar a população, segundo a PNAD Covid-19, divulgada, pelo IBGE, 19,4% dos piauienses realizaram algum teste de diagnóstico da doença. Somente o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) já contabilizou 103.918 exames RT-PCR. Também já foram feitos 312.103 mil testes rápidos. 

“Esses números devemos ao trabalho de excelência que vem sendo executado pelo Programa Busca Ativa e pelo Lacen. Estamos buscando sempre termos o conhecimento do nosso índice de transmissibilidade, a garantia dos serviços de saúde, testando nossos profissionais e a população”, lembra Florentino Neto. 

A Organização Mundial da Saúde afirmou que a realização de testes é uma das estratégias mais eficientes para se combater o contágio do coronavírus. E ações como as do Programa Busca Ativa, que testa as pessoas que moram com casos confirmados da Covid-19, tem tido êxito no controle da transmissão da doença no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES