Sesapi destaca importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19

Mesmo com a disponibilidade de vacinas, muitas pessoas que receberam a primeira dose não comparecem para a segunda

Sesapi destaca importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem investido na logística e distribuição das vacinas contra a Covid-19 tão logo os imunizantes chegam ao Piauí. As Regionais de Saúde recebem com agilidade e dentro de curto espaço de tempo os lotes para distribuir aos municípios e garantir que as doses cheguem ao braço dos piauienses.

Mesmo com a disponibilidade de vacinas, muitas pessoas que receberam a primeira dose não comparecem para a segunda. Com exceção da Janssen, que confere imunidade contra o coronavírus após 14 dias da dose única,  as demais vacinas (Coronavac – com intervalo de 21 a 28 dias –, AstraZeneca – com intervalo de 90 dias – e Pfizer – com intervalo de 90 dias) precisam de uma segunda dose. No caso da segunda dose da Pfizer e AstraZenca, o Ministério da Saúde já sinaliza para redução neste intervalo, passando de 12 para oito semanas.

Mesmo com a disponibilidade de vacinas, muitas pessoas que receberam a primeira dose não comparecem para a segunda - Foto: Divulgação

O secretário Florentino Neto alerta a população para não perder a oportunidade de se vacinar. “Não podemos deixar o vírus vencer, temos de nos proteger em todas as frentes possíveis,  com o uso de máscara ,higienização das mãos, distanciamento social e vacina”, destaca . Segundo ele, é importante buscar o fechamento do esquema vacinal. “Somente com as duas doses  é que adquirimos imunidade. Se a primeira dose é importante, a segunda é fundamental”, disse.

Segundo os dados do Vacinômetro, o Piauí já aplicou 2.805.862 vacinas, sendo 1.927.975 primeiras doses (D1), 828.373 segundas doses (D2) e 49.514 dose única (DU). “Estamos concentrando todos os esforços para vacinar toda a população e por isso pedimos que quem já tomou a primeira dose, não se esqueça de conferir o calendário para a segunda, que fique atento aos prazos.  Devemos nos proteger de forma correta”, enfatizou Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES