Sesapi investiga morte de idoso com suspeita da variante Delta no Piauí

O homem viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos, em um ônibus clandestino, no dia 24 do mesmo mês.

hospital | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O homem de 72 anos, suspeito de infecção pela variante Delta, faleceu no último sábado (11), no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, em decorrência das complicações da Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) continua a busca pelos contatos e já fez a identificação do ônibus, que transportou o homem de São Paulo para Picos. 

Nosso intuito em encontrar esses passageiros não é punitivo e sim rastrear os possíveis contatos, que passaram dias com o homem, que veio a falecer por causa da Covid-19. E precisamos fazer o monitoramento por questão de controle da doença”, explica a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

O material colhido do paciente para sequenciamento genético será enviado esta semana para a FioCruz de Recife, e tem a previsão do resultado ser liberado em até 45 dias. “Sabendo que ele era oriundo de uma cidade que há circulação alta da variante Delta, solicitamos a unidade de saúde amostras para realização do sequenciamento genético, porém tem essa demora no envio do resultado, pois há uma grande demanda, uma vez que a FioCruz realiza o sequenciamento de amostras de todo o país”, lembra a coordenadora. 

Homem morreu no Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos - Foto: Reprodução

Segundo informações repassadas pela família do pacientes ao hospital, o homem viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos, em um ônibus clandestino, no dia 24 do mesmo mês. No dia 26 de agosto ele apresentou os primeiros sintomas da doença, porém só procurou o hospital no dia três de setembro, onde veio a óbito no dia 11 de setembro. 

“Outra situação que levou ao agravo do quadro de saúde do paciente é o fato dele, mesmo com 72 anos, não ter tomando nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19 e também ser portador de uma doença cardíaca crônica. Por isso alertamos para a necessidade da vacinação e da continuidade dos demais cuidados, como o uso de máscara, não aglomeração, que estão sendo negligenciados por muitas pessoas”, ressalta Amélia Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES