Sesapi realiza treinamento sobre vacinação pediátrica contra a Covid-19

O imunizante usado para crianças de 5 a 11 anos tem dosagem e composição diferentes da que é usada para os maiores de 12 anos

Sesapi realiza treinamento sobre vacinação pediátrica contra a Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenadoria de Imunização, realizou na tarde desta segunda-feira (17), treinamento com representantes dos municípios do Piauí sobre a Vacinação Pediátrica contra a Covid-19 no Estado. O Ministério da Saúde divulgou Nota Técnica com as orientações para vacinar o público de 5 a 11 anos.

Segundo a Nota Técnica do Ministério, o imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação. Não será exigida prescrição médica para a vacinação. 

Segundo a Nota Técnica do Ministério, o imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos - Foto: Sesapi

Os representantes dos municípios foram informados também sobre o intervalo entre as duas doses. Segundo a Coordenadora de Imunização, Kássia Barros, o esquema vacinal prevê oito semanas de intervalo da primeira para a segunda dose. “Se a criança completar 12 anos no intervalo para tomar a segunda dose, mesmo assim tem que tomar a vacina da tampinha laranja, a vacina pediátrica”, afirma Kássia.

O imunizante tem que ser mantido na temperatura de 2 a 8 graus centígrados e, uma vez retirada do congelador não pode ser novamente congelado. A Nota esclarece ainda que a vacina pode ficar até 10 semanas em geladeira e tem que ser aplicada até 12h após diluída, sendo importante anotar o dia e horário em que o frasco foi aberto. As embalagens com 10 frascos podem levar até quatro horas para descongelar na temperatura de 2 a 8 graus ou 30 minutos em 30 graus. As agulhas para a aplicação devem ser de calibre 25x0,6.

No caso de comorbidades, são consideradas cardiopatias crônicas, pneumopatia crônica, imunossuprimidos, doença renal crônica, asma, doenças hepáticas, síndrome de down e doenças neurológicas. As reações adversas observadas até agora são as comuns em todas as vacinas. De acordo com a Coordenadora de Imunização, Kássia Barros, após a vacinação a criança deve ficar em observação durante 20 minutos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES