Sobe para 20 o número de mortes por coronavírus no Piauí

O total de casos confirmados no Estado até agora é de 364. O número de mortos é 20

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI ) confirmou na noite desse domingo (26), mais duas mortes por coronavírus no Piauí. Uma mulher, de 70 anos, de Buriti dos Lopes, faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em  Parnaíba . Ela tinha histórico de diabetes e hipertensão. A outra vítima, um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha problemas cardíacos. 

De acordo com os dados da SESAPI,  foram confirmados mais 33 casos de Covid-19, sendo registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Buriti dos Lopes, Elesbao Veloso e São Francisco do Piauí.

Com isso, 46 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 14 mulheres e  19 homens, com idades que variam de 9 anos  a 79 anos.  O total de casos confirmados no Estado  até agora é de 364. O número de mortos é 20.

Brasil tem 189 mortes confirmadas em 24 h; total chega a 4.205

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desse domingo (26), que subiu para 4.205 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil — aumento de 189 óbitos em 24 horas. Até ontem, eram 4.016 mortes registradas. No total, são 61.888 casos oficiais no país, segundo os dados mais recentes do ministério, com 3.379 novos casos. 

O anúncio de hoje, no entanto, não significa necessariamente que 189 pessoas morreram nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem somado ao balanço diário mortes ocorridas dias atrás, mas com confirmação de covid-19 no último dia. 

Idosa de 70 anos é a 19ª morte confirmada por Covid-19 no Piauí

Na tarde desse domingo (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes comunicou que uma idosa de 70 anos, natural do município, morreu vítima de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaiba. O óbito da idosa é a 19ª morte confirmada pela doença no Piauí.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher vivia na localidade Estreito,  em Buriti dos Lopes e foi encaminhada ao hospital de Parnaíba após sentir os sintomas da doença. Ela não resistiu e acabou vindo a óbito neste domingo.

Apenas 53,43 % cumpriram isolamento durante esta semana em Teresina

O isolamento social em Teresina permanece com índices inferiores ao mínimo de 73%, considerado eficaz, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a disseminação do novo coronavírus. No período de 19 a 25 de abril, a taxa de isolamento social foi de 53,43%, revelando um crescimento de apenas 1% em relação a semana anterior, que registrou índice de 52,43%. Neste sábado, o índice ficou em 51%.

O levantamento é feito pela Prefeitura, através da startup recifense InLoco. Os índices são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento que atua monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Governo do Estado envia ambulâncias para combate à Covid no interior

Para ampliar o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), enviou neste final de semana mais cinco ambulâncias, equipadas com UTI’s, para hospitais regionais da Rede Estadual de Saúde. Ao todo serão dez ambulâncias com esse suporte, que traz mais autonomia e celeridade no socorro às vítimas. 

Os hospitais contemplados são dos municípios de Parnaíba, Piripiri, Luzilândia, Oeiras, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Além dos veículos, também foram enviados respiradores mecânicos, camas hospitalares, insumos e suprimentos para as unidades de saúde.

Médico e fisioterapeuta em Piripiri foram contaminados por Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), confirou nesse fim de semana que um médico e uma fisioterapeuta do Hospital Regional de Piripiri Chagas Rodrigues foram contaminados por Covid-19. 

A fisioterapeuta é  de Piripiri e o médico de Teresina. Eles se  sentem bem, estão assintomáticos e foram afastados para isolamento.

Mulher de Esperantina morre com Covid-19 no Rio de Janeiro

Natural  Esperantina, na região Norte do Piauí,  Ivoneide Otaviano de Moura, morreu,  no  Rio de Janeiro neste sábado (25) vítima de coronavírus, de acordo com sua família. Ivoneide Otaviano foi sepultada no Rio de Janeiro na presença apenas dos filhos e marido. Ela  nasceu no povoado  Palmeira, na zona rural de Esperantina e sua família mora no povoado Mocós, também na zona rural do município.

Espanha autoriza passeios com crianças durante isolamento

Depois de seis semanas trancadas em suas casas, as crianças espanholas começaram a sair neste domingo (26) para brincar ou passear nas ruas, num momento em que a Europa começa a flexibilizar o confinamento imposto pela pandemia de coronavírus, que deixou mais de 200.000 mortos no mundo. 

Esperavam impacientemente há dias por esse momento. "As crianças acordaram cedo perguntando quando íamos descer à rua", diz Miguel López, pai de dois filhos de seis e três anos de Madri. Mas sair não significa voltar à vida de antes. Os mais novos devem estar acompanhados de um adulto, não podem brincar com os vizinhos, nem se distanciar mais de um quilômetro da casa, tudo isso por não mais de uma hora. E os parques ainda estão fechados.

Engenheiro de Goiás cria cabine de desinfecção contra coronavírus

Pesquisadores e profissionais de várias áreas têm trabalhado para desenvolver equipamentos que ajudam no combate ao coronavírus em Goiás. O engenheiro civil Alaor Júnior, por exemplo, desenvolveu uma cabine para desinfectar roupas e equipamentos de proteção, em Goiânia. As ideias podem concorrer até a incentivos do governo.

A cabine tem o tamanho aproximado de uma geladeira e, por dentro, 60 pequenos jatos por todos os lados que borrifam uma solução de água sanitária e água comum em todo o corpo da pessoa por 15 segundos. Alaor contou que a proposta é desinfectar a maior área possível de todo o corpo da pessoa. A máquina é controlada por um computador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES