A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou no meio da manhã desta quinta-feira (18/03), um novo boletim sobe os casos relacionados ao novo coronavírus no Estado. Segundo os números, subiu para 63 os casos suspeitos no Piauí, sendo 25 descartados e 88 notificados. Nenhum caso foi confirmado.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí anunciou que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir de hoje (19). O Lacen, atualmente, já é o único de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).

Sobe para 63 os números de casos suspeitos de coronavírus no Piauí - Imagem 1

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um destes vírus, consequentemente temos a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Luz, em São Paulo. Agora este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.

Sobe para 63 os números de casos suspeitos de coronavírus no Piauí - Imagem 2

Desde o anúncio do Covid-19, a SESAPI vem trabalhando o Plano de Contingência, que está sendo cumprido e tendo suas ações aperfeiçoadas. “Estamos sempre buscando ampliar e melhorar todas ações, dessa forma, estamos buscando ampliar o número de leitos e, agora, implantar a segunda testagem no Piauí para garantir a assistência a população através da nossa Rede de Hospitais estaduais, regionais e dos hospitais de referência. Iremos também continuar divulgando o boletim diariamente, sempre as 10h, além de realizarmos reuniões com os representantes do Comitê de Operação de Emergência, (COE), deixando claro para a população todas as ações da secretaria”, conclui o secretário.