Sobe para 63 os números de casos suspeitos de coronavírus no Piauí

Até o momento nenhum caso foi confirmado.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou no meio da manhã desta quinta-feira (18/03), um novo boletim sobe os casos relacionados ao novo coronavírus no Estado. Segundo os números, subiu para 63 os casos suspeitos no Piauí, sendo 25 descartados e 88 notificados. Nenhum caso foi confirmado.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí anunciou que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir de hoje (19). O Lacen, atualmente, já é o único de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um destes vírus, consequentemente temos a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Luz, em São Paulo. Agora este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.

Desde o anúncio do Covid-19, a SESAPI vem trabalhando o Plano de Contingência, que está sendo cumprido e tendo suas ações aperfeiçoadas. “Estamos sempre buscando ampliar e melhorar todas ações, dessa forma, estamos buscando ampliar o número de leitos e, agora, implantar a segunda testagem no Piauí para garantir a assistência a população através da nossa Rede de Hospitais estaduais, regionais e dos hospitais de referência. Iremos também continuar divulgando o boletim diariamente, sempre as 10h, além de realizarmos reuniões com os representantes do Comitê de Operação de Emergência, (COE), deixando claro para a população todas as ações da secretaria”, conclui o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES