Sociedade de Cardiologia lança campanha sobre novo coronavírus

Ação visa informar e instruir a população, os pacientes e os profissionais de saúde quanto a medidas preventivas e de combate à Covid-19

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), diante do cenário de emergência em saúde pública devido à pandemia global de Covid-19, está lançando a campanha “De Coração, contra o Coronavírus”. A ação visa levar informação e conhecimento aos profissionais de saúde, aos pacientes com comorbidades associadas a doenças cardiovasculares e à população em geral sobre as medidas preventivas e de combate à infecção.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, mais da metade das pessoas que morreram de Covid-19 no Brasil até o momento apresentava algum problema no coração e a SBC já havia alertado, baseada em evidências científicas, de que pacientes portadores de doença cardiovascular teriam uma taxa de letalidade de até a 10,5%.

Campanha “De Coração, Contra o Coronavírus

O objetivo da campanha é apoiar as ações do poder público de enfretamento à pandemia, informar e qualificar os médicos cardiologistas e demais especialistas com conteúdo de qualidade para auxiliá-los no tratamento dos infectados pela Covid-19 bem como esclarecer a população, principalmente os portadores de doenças cardiovasculares, dos riscos que essa doença traz e como evitá-la.

“Neste momento de crise de saúde pública, é muito importante informar aos pacientes cardiopatas sobre os riscos que correm ao se contaminarem com o coronavírus, e a necessidade de se cuidarem e se protegerem é ainda maior, seguindo seus tratamentos específicos, conforme prescrição médica. Também queremos reforçar como é fundamental a população em geral seguir o isolamento social, para evitar o contágio, e tomar todas as precauções indicadas”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.

A estratégia de comunicação da campanha “De Coração, contra o Coronavírus” concentra-se nos meios digitais e nas redes sociais da SBC, que veicularão informações relativas aos riscos da infecção por Covid-19, principalmente aos portadores de comorbidades relacionadas às doenças cardiovasculares, e medidas de prevenção ao novo coronavírus. Serão utilizadas todas as mídias disponíveis, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.

O primeiro vídeo, de 30 segundos, tem a participação do presidente da SBC, e sua escolha justifica-se pela demanda da população, em tempos de fake news, de busca por informação de qualidade, especialmente vindas de autoridades médicas, ainda mais se respaldadas pela seriedade e tradição da SBC.

O segundo vídeo é voltado aos médicos cardiologistas, com o objetivo de valorizar, levantar a autoestima, motivar e oferecer a defesa, a proteção da SBC, apresentando mecanismos de qualificação e apoio profissional.

No WhatsApp, por ser uma mídia muito forte, a proposta é o disparo dos dois vídeos para a base dos mais de 13 mil associados da SBC e quatro tipos diferentes de stickers –figurinhas – para serem espalhados nos grupos. Esse movimento visa engajar os cardiologistas à Sociedade.

Reprodução internet

Site Dedicado a Todos os Públicos

A SBC preparou, ainda, um portal exclusivo para compartilhar – com acurácia e seriedade – as principais informações científicas sobre o COVID-19. No ar desde sábado, 4 de abril,  ele pode ser acessado aqui (www.coronavirus.cardiol.online) e consolida, inclusive, mapas interativos atualizados sobre a disseminação do vírus no mundo.

Quem acessar o portal poderá visualizar mapas interativos que, disponibilizados pela OMS e pela John Hopkins Whiting School of Engineering, trazem os números atualizados dos casos de infecção pelo COVID-19 ao redor do mundo. O mapa da OMS traz o número confirmado de pessoas contaminadas mundo, bem como os óbitos e os países que já estão afetados. Nesse espaço é possível ver a disseminação da infecção por país. Já o sistema do John Hopkins também aponta o número de pessoas curadas no mundo, entre outros detalhamentos.

Outra funcionalidade do site gerido pela SBC está no menu intuitivo reunindo os principais detalhes sobre o cenário hoje vivenciado. Com informações completas sobre o novo coronavírus, o portal traz todo um histórico de epidemias similares ocorridas no passado (como a SARS e a MERS), além de explicar as características do vírus, apresentando sua fisiologia, os principais sintomas e os impactos nos sistemas respiratório, cardiovascular e renal.

Detalhes sobre a transmissão, o diagnóstico e orientações à população sobre como se proteger e em que situações procurar ajuda médica, também compõem o rol de informações disponibilizadas no portal. O site também oferta uma grande quantidade de estudos realizados pelo mundo sobre o novo coronavírus, além de elencar detalhes sobre tratamentos, desenvolvimento de vacinas e prognóstico.

“Recomendamos que todos acessem este portal diariamente e mantenham-se atualizados, além de sugerir que compartilhem estas informações. Nosso objetivo é contribuir para uma maior segurança da população e de quem atua no atendimento de saúde do país”, salienta Queiroga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES