SEÇÕES

SP bate recorde e registra 521 mortes por Covid-19 em 24h

Taxa média de ocupação de UTI, que chega perto de 90%, e número de leitos ocupados por pacientes com Covid-19, que já é 47% maior do que o pico da 1ª onda, também bateram recorde nesta sexta-feira (12) no estado. Média móvel de mortes é a maior da pandemia pelo 5º dia seguido.

Coronavírus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (12) o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia, com 521 mortes confirmadas em um único dia. O número equivale a pouco mais de 1 morte a cada 3 minutos. O total de óbitos provocados pelo coronavírus chegou a 63,5 mil no estado.

Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram computadas no sistema neste período. As notificações costumam ser menores em finais de semana, feriados e segundas-feiras, por conta do atraso na contabilização.

A média móvel de mortes, que considera os registros dos últimos sete dias, é de 352 óbitos nesta sexta, recorde pelo quinto dia seguido. O valor é 46% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica forte tendência de alta da epidemia.

Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior do que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

Médicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha Ame Barradas, em Heliópolis, na zona sul de São Paulo, nesta segunda-feira (8) em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19) — Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo

O estado registrou também 15.720 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 2.179.786 confirmações da doença desde o início da pandemia. A média móvel de casos foi de 12.266 casos por dia, um número 30% maior do que o verificado 14 dias atrás, o que também indica tendência de alta.

47% mais internados do que no 1º pico

O número de pacientes internados com sintomas da doença nesta sexta chegou a 22.555 pessoas em todo o estado, o maior desde o início da pandemia. Dentre os internados, 9.777 estão em leitos de UTI e outros 12.778 em enfermarias, considerando hospitais públicos e também particulares. O total de internados no estado está batendo recordes todos os dias desde 27 de fevereiro.

O número demonstra que, nesta sexta, a quantidade de pessoas internadas com Covid-19 em São Paulo é 47% maior do que no pico da primeira onda da doença. Em 14 de julho de 2020, quando ocorreu o recorde de pacientes internados do ano passado, eram 15.289 pessoas nesta condição.

Também houve recorde na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 nesta sexta, com 87,6%. O índice considera tanto hospitais da rede pública quanto do sistema privado.

Durante a primeira onda da doença, a maior taxa registrada foi 77,4%, em maio. O número atual é, portanto, 13% maior do que o recorde de 2020.

Apesar da abertura de novos leitos por parte do governo estadual, de municípios e também de hospitais particulares, a taxa de ocupação não acompanhou o aumento no total de internados. Especialistas alertam para a possibilidade de colapso do sistema, já que a capacidade de criação de leitos, especialmente de UTI, é limitada.

Um cálculo matemático mostra que São Paulo pode chegar ao colapso de seu sistema de saúde nos primeiros dias de abril, caso o atual ritmo de avanço da pandemia permaneça o mesmo. Todos os leitos de UTI disponíveis para Covid-19 nas redes pública e privada do estado devem acabar nesse prazo, se o ritmo atual de internações pela doença e de abertura de novos leitos se mantiver em crescimento.

Coveiros abrem novas covas para vítimas da Covid-19 em cemitério de São Paulo no dia 9 de março — Foto: Carla Carniel/Reuters 

O estado tinha 53 municípios com 100% de taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 nesta quinta-feira (11). Na segunda-feira (8), eram 31 cidades com todos os leitos de UTI ocupados, segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. São Paulo tem 645 municípios.

Em coletiva de imprensa nesta quinta, o governo estadual anunciou novas restrições na quarentena para conter o avanço da doença, e o secretário destacou que "este é o momento mais difícil da pandemia".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos