SP inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos nesta sexta-feira

De acordo com a gestão municipal, mais de 32 mil idosos devem ser vacinados nessa etapa da campanha.

SSP começa vacinação de idosos com mais de 90 anos nesta sexta-feira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de São Paulo começou nesta sexta-feira (5) a vacinar contra a Covid-19 os idosos com mais de 90 anos. As pessoas nesta faixa etária devem ir até uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a primeira dose da vacina. O atendimento foi iniciado às 7h e será feito até as 19h.

No sábado (6), segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a vacinação irá ocorrer somente em 87 Unidades Básicas de Saúde (UBS) integradas com as AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). De acordo com a gestão municipal, mais de 32 mil idosos devem ser vacinados nessa etapa da campanha.

Nesta sexta (8), a prefeitura também começou a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade. Nos postos de saúde, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Cadastramento

Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Entretanto, a população não deixará de ser vacinada por falta de cadastro. O secretário municipal da Saúde afirma que a ferramenta serve para facilitar o serviço dos profissionais de saúde.

"Ninguém deixará de ser vacinado porque eventualmente não se cadastrou", disse Edson Aparecido.

Primeiro idoso a ser vacinado em UBS na Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo 

Primeiros vacinados

Na UBS Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, um casal, Hélio e Dirce, ambos com 92 anos, foram os primeiros serem imunizados.

"Foi tudo bem, e não doeu nada", disse dona Dirce antes após ser imunizada. Eles estavam acompanhados da filha, Mônica, que celebrou a imunização dos pais.

"Uma alegria muito grande. É uma benção poder ter os meus pais com essa idade. E chegou o momento, há um ano que a gente estava aguardando isso. Foi muito bom, estou super orgulhosa também disso", afirmou ela.

Antecipação

Na capital, a data foi antecipada pela gestão de Bruno Covas. Inicialmente, a previsão do governo estadual era de que a vacinação desta faixa etária começasse em todo o estado apenas na segunda-feira (8).

De acordo com a prefeitura, a antecipação foi possível porque todas as UBSs da capital paulista já foram abastecidas com doses suficientes para atender este público.

Nas outras cidades do estado, permanece e a previsão de começar a vacinação na segunda (8).

Idosos vacinados

Segundo a Prefeitura, o município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

Na terça-feira (11) terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Vacinação no estado de São Paulo

O estado de São Paulo vacinou 662.338 pessoas contra a Covid-19, segundo balanço do "vacinômetro" da Secretaria Estadual de Saúde atualizado até as 21h desta quinta-feira (4).

Em São Paulo, a vacinação começou no dia 17 de janeiro com os profissionais de saúde. Também receberam as primeiras doses da vacina os indígenas, quilombolas e idosos que vivem em instituições.

Na próxima segunda-feira (8), a vacinação para os idosos com mais de 90 anos em todo o estado. Já os que estão na faixa etária entre 85 e 89 anos começarão a ser imunizados no dia 15.

Pelas regras do Plano Nacional de Imunização (PNI), o estado tem direito a cerca de 20% de cada remessa das vacinas que são liberadas para uso. A taxa é calculada pela proporção da população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES