Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

SP inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos nesta sexta-feira

De acordo com a gestão municipal, mais de 32 mil idosos devem ser vacinados nessa etapa da campanha.

A Prefeitura de São Paulo começou nesta sexta-feira (5) a vacinar contra a Covid-19 os idosos com mais de 90 anos. As pessoas nesta faixa etária devem ir até uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a primeira dose da vacina. O atendimento foi iniciado às 7h e será feito até as 19h.

No sábado (6), segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a vacinação irá ocorrer somente em 87 Unidades Básicas de Saúde (UBS) integradas com as AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). De acordo com a gestão municipal, mais de 32 mil idosos devem ser vacinados nessa etapa da campanha.

Nesta sexta (8), a prefeitura também começou a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade. Nos postos de saúde, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Cadastramento

Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Entretanto, a população não deixará de ser vacinada por falta de cadastro. O secretário municipal da Saúde afirma que a ferramenta serve para facilitar o serviço dos profissionais de saúde.

"Ninguém deixará de ser vacinado porque eventualmente não se cadastrou", disse Edson Aparecido.

Primeiro idoso a ser vacinado em UBS na Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo Primeiro idoso a ser vacinado em UBS na Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo 

Primeiros vacinados

Na UBS Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, um casal, Hélio e Dirce, ambos com 92 anos, foram os primeiros serem imunizados.

"Foi tudo bem, e não doeu nada", disse dona Dirce antes após ser imunizada. Eles estavam acompanhados da filha, Mônica, que celebrou a imunização dos pais.

"Uma alegria muito grande. É uma benção poder ter os meus pais com essa idade. E chegou o momento, há um ano que a gente estava aguardando isso. Foi muito bom, estou super orgulhosa também disso", afirmou ela.

Antecipação

Na capital, a data foi antecipada pela gestão de Bruno Covas. Inicialmente, a previsão do governo estadual era de que a vacinação desta faixa etária começasse em todo o estado apenas na segunda-feira (8).

De acordo com a prefeitura, a antecipação foi possível porque todas as UBSs da capital paulista já foram abastecidas com doses suficientes para atender este público.

Nas outras cidades do estado, permanece e a previsão de começar a vacinação na segunda (8).

Idosos vacinados

Segundo a Prefeitura, o município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

Na terça-feira (11) terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Vacinação no estado de São Paulo

O estado de São Paulo vacinou 662.338 pessoas contra a Covid-19, segundo balanço do "vacinômetro" da Secretaria Estadual de Saúde atualizado até as 21h desta quinta-feira (4).

Em São Paulo, a vacinação começou no dia 17 de janeiro com os profissionais de saúde. Também receberam as primeiras doses da vacina os indígenas, quilombolas e idosos que vivem em instituições.

Na próxima segunda-feira (8), a vacinação para os idosos com mais de 90 anos em todo o estado. Já os que estão na faixa etária entre 85 e 89 anos começarão a ser imunizados no dia 15.

Pelas regras do Plano Nacional de Imunização (PNI), o estado tem direito a cerca de 20% de cada remessa das vacinas que são liberadas para uso. A taxa é calculada pela proporção da população.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push