STF mantém suspensão do comércio em Parnaíba

Ministra Rosa Weber não atendeu reclamação do prefeito Mão Santa e referendou decreto estadual

| Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em decisão publicada na quarta-feira, 13 de maio, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a Reclamação do município piauiense de Parnaíba que questionava a suspensão, pela Justiça, de decretos que permitiam o funcionamento do comércio local durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a representante do Supremo, não houve afronta ao entendimento do STF sobre a competência concorrente entre os entes federados para dispor sobre a matéria. Na Reclamação, o município de Parnaíba, liderado pelo prefeito Mão Santa, questiona decisão em que o Juízo da 4ª Vara Cível local suspendeu a eficácia do Decreto Municipal 471/2020. No STF, o entendimento foi de que as normas municipais contrariam regras estabelecidas em decretos estaduais sobre o funcionamento de atividades comerciais e a extensão do prazo das medidas de distanciamento social.

Marcelo  Camargo

Nisto, o município sustentava afronta ao entendimento firmado pelo STF no julgamento da ação em que foi reconhecida a competência concorrente dos entes federativos para a adoção de medidas normativas e administrativas de enfrentamento à Covid-19 e para a definição dos serviços essenciais. Alegavam ainda afronta à Súmula Vinculante 38, que atribui ao município a competência para fixar o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Neste âmbito, ao examinar as reclamações, a ministra Rosa Weber observou que, no julgamento da ação, o Supremo assentou a competência comum administrativa entre a União, os estados e os municípios para a tomada de medidas normativas e administrativas acerca de “questões envolvendo saúde”. Para ela, pode-se compreender, desse entendimento, que a norma estadual não necessariamente condiciona a municipal.

Entretanto, segundo a ministra, o município somente poderia fazer ajustes à determinação da norma estadual, a fim de atender necessidade local, se fosse capaz de justificar determinada opção como a mais adequada para a saúde pública, em razão do pacto federativo na repartição de competências legislativas comum administrativa e concorrente. No caso, de acordo com as decisões questionadas, não houve justificativa ou comprovação para a adoção, no âmbito municipal, de postura diversa do isolamento social orientado pelos estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES