Supermercados e padarias passam a fechar aos domingos em BH

Fechamento de setores visa frear o avanço da Covid-19 em BH

supermercado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aumentando as restrições que visam frear o avanço da covid-19 em Belo Horizonte, a prefeitura decidiu que supermercados, sacolões, açougues e similares deverão fechar aos domingos, começando já no próximo dia 28. A decisão foi informada hoje, em reunião com representantes do setor.

 De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, esses serviços só poderão operar por delivery ou drive thru - no caso daqueles que possuem estacionamento interno. Pela decisão, atividades industriais também não poderão funcionar aos domingos.

supermercado

 Para o presidente da Amipão (Sindicato e Associação da Indústria Mineira de Panificação), Vinicius Dantas, é preciso ter ciência de que este não é um momento fácil para a cidade. "Chegou nossa vez de contribuir com o controle da pandemia. Vamos acompanhando a situação de forma cautelosa e da maneira mais segura", afirmou.

 Em nota, a Amis (Associação Mineira de Supermercados) informou que entende a necessidade da medida, ao mesmo tempo que demonstra preocupação com a redução no número de dias e horários de funcionamento "porque significa menos alternativas ao cliente e pode trazer aglomeração, exatamente o que é preciso combater neste momento". Para evitar transtornos, a associação pede que a população vá às lojas em horários alternativos ao longo da semana, e que não deixe as compras para a véspera do fechamento.

 Também lembra que os estabelecimentos deverão ficar abertos até 20h no sábado (27) e retomam as atividades na segunda-feira (29), às 7h. Restrições Desde o último dia 13 de março, serviços não essenciais estão proibidos de funcionar na capital mineira. Praças e parques foram fechados, e caminhadas e corridas nas pistas da cidade passaram a ser proibidas. Missas, cultos e demais celebrações religiosas presenciais também estão impedidas.

 Na última semana as medidas já estavam mais rígidas já que BH aderiu à Onda Roxa, fase determinada pelo Governo de Minas Gerais, na qual a cidade passa a ter toque de recolher entre 20h e 5h. Neste horário apenas serviços essenciais podem funcionar. Desde o início da pandemia, Belo Horizonte já registrou 132.201 casos e 3.020 mortes por covid-19, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) destinadas a pacientes com a doença é de 100%, com pessoas na fila de espera tanto na rede pública como na privada. Já as enfermarias, somadas, estão 87,9% ocupadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES