Taxa de infecção cresce em THE e quase 50 mil estariam infectados

Sexta rodada da pesquisa sorológica foi divulgada pelo prefeito Firmino Filho nesta quarta-feira, 27 de maio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em videoconferência na manhã desta quarta-feira, 27 de maio, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os resultados da sexta etapa da pesquisa de investigação sorológica, com testes para a Covid-19, realizada em Teresina. O levantamento foi feito entre os dias 22 e 24 de maio, ao todo, 900 testes foram aplicados em todas as regiões do município.

Dentre os testes realizados, 5,78% foram positivos, estimando 49.998 positivados na capital piauienses. Destes, em 29,2 mil a infecção é intermediária (ou seja, já não são mais infectantes); e em 19,8 mil a infecção é recente, ou seja, são  potenciais transmissores da doença provocada pelo novo coronavírus.

“Quase 40 vezes mais ao notificado oficialmente, então percebemos que ainda há uma subnotificação muito grande. Em pouco mais de um mês, cinco semanas, tivemos uma multiplicação por dez nos casos positivados, isto mostra que estamos na fase exponencial da curva epidemiológica”, disse.

Um dado preocupante  da pesquisa diz respeito a R0 (taxa de infecção), que voltou a subir, passando de 1,62 para 1,89 na nova rodada. Ou seja, isto significa indicar que cada infectado transmite para quase 2 pessoas a doença. O ideal é que o R0 fica em 1 ou abaixo de 1 para reduzir o aumento exponencial da curva de contágio.

“Em relação ao R0 continuamos em crescimento passando de 1,62 a 1,89. Basicamente o tipo de testes que estamos utilizando é o que busca detectar os anticorpos; o IGG basicamente diz que a doença já existiu atrás, então eventualmente quem tem IGG já foi tanto tempo atrás que não está teoricamente transmitindo a doença. Já a presença do IGM indica que a doença está na fase ativa. Nas primeiras pesquisas, os testes não conseguiam distinguir o IGG do IGM. Daquele total que estimamos, em torno de 29 mil pessoas não são mais infectantes; a perspectiva é que tenhamos 19.833 pessoas infectantes, estas estão com infecção recente”, disse Firmino Filho.

O último boletim epidemiológico da capital, apresentado na terça-feira, 26 de maio, apontou um novo recorde no registro de óbitos por Covid-19 em Teresina: foram 10, nas últimas 24 horas. De acordo com o documento divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram registrados 69 novos casos de Covid-19. A capital totaliza 1.890 pessoas infectadas com o novo Coronavírus e 66 mortes decorrentes dessa infecção.

CONFIRA OS DADOS AQUI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES