Taxa de transmissibilidade da Covid-19 está em queda no Piauí

Número caiu para 1,05, o que significa que 100 pessoas infectadas com o coronavírus transmitem o vírus para 105 outras pessoas.

Número caiu para 1,05, o que significa que 100 pessoas infectadas com o coronavírus transmitem o vírus para 105 outras pessoas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de transmissibilidade (representada pela sigla Rt) da Covid-19 no Piauí está em 1,05, a menor registrada desde o início da terceira onda da doença. Os dados estão no relatório epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), divulgado nesta terça-feira (15).

De acordo com o documento, o Piauí vem apresentando queda na sua taxa de transmissibilidade desde a semana três, que corresponde ao período de 16 a 22 de Janeiro, quando estava com Rt de 1,25. Na última semana, que corresponde à sexta semana epidemiológica, o número caiu para 1,05, o que significa que 100 pessoas infectadas com o coronavírus transmitem o vírus para 105 outras pessoas.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, o cenário mais confortável é aquele em que o Risco de Transmissibilidade esteja abaixo de 1. “ Quando o Rt é menor que 1, é sinal de que a transmissão da doença recua”, afirma. De acordo com ele, nessa terceira onda, o maior índice de transmissibilidade chegou a 1,27 na segunda semana (9 a 15 de janeiro).

Secretário de saúde, Florentino Neto (Foto: Reprodução)

Em relação aos óbitos, o Piauí está estabilizado, mas em alta, com uma média de 10 casos por dia. Até o momento, 7.558 piauienses morreram em decorrência da Covid-19.  “Estamos preocupados com a baixa adesão à dose de reforço. Embora a imunização tenha começado em setembro, pouco mais de 24,71% da população elegível voltou aos postos para tomar a vacina”, destaca o secretário de saúde, Florentino Neto.

“É importante esclarecer que comportamento da sociedade influencia no aumento ou na diminuição da taxa Rt. Então, é fundamental que a população procure se vacinar. Estamos bem na cobertura vacinal, primeira e segunda dose, com destaque nacional, mas precisamos melhorar os números em relação a dose de reforço. Por isso,  pedimos que as pessoas não desperdicem a oportunidade de tomar a vacina”, pede Florentino.

Além da vacina, as medidas preventivas contra o coronavírus, como o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos são necessários para que o Rt continue caindo. “Só com a contribuição de todos é que vamos vencer a guerra contra a pandemia”, finaliza o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES