Técnico em radiologia morre infectado pelo novo coronavírus no MA

Sérgio Henrique Saraiva Costa, de 40 anos, trabalhava no hospital Socorrão II na capital. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), o estado tem 79 profissionais infectados pela Covid-19.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O técnico em radiologia, Sérgio Henrique Saraiva Costa de 40 anos, morreu na terça-feira (14) vítima da Covid-19 em São Luís. A informação foi confirmada por meio de uma nota de pesar publicada pelo Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de São Paulo, para a pasta regional no Maranhão por meio uma rede social.

De acordo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sérgio Henrique que era conhecido como 'Serginho', não tinha comorbidades e foi diagnosticado com o novo coronavírus na última sexta-feira (10). Não há informações de onde o paciente estava internado na capital maranhense.

Sérgio Henrique Saraiva trabalhou por 11 anos como técnico no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), na capital. Procurada, a Prefeitura de São Luís confirmou a morte, mas não informou quais foram as causas.

Profissionais da saúde infectados por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quinta-feira (16) que subiu para 79 o número de profissionais área da saúde, que atuam na rede estadual do Maranhão, que testaram positivo para Covid-19. No início da semana, eram 63 pessoas infectadas pelo coronavírus.

Entre os pacientes, estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. Segundo a SES, foi garantida a testagem dos profissionais dentro das unidade onde eles trabalham. Até o momento, a auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barbosa de 61 anos, veio a óbito por conta da doença.

De acordo com o Coren, Maria Madalena Barbosa deu entrada no Hospital Carlos Macieira, após o agravamento do seu quadro de saúde. Ela precisou ser entubada e acabou não resistindo à doença. A paciente tinha um quadro de comorbidades.

Maria Madalena trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís. Ela estava afastada desde o dia 20 de março do trabalho após apresentar sintomas da Covid-19. A auxiliar chegou ser levada para a UPA do Vinhais e para o Hospital de Cuidados Intensivos (UCI), que estão recebendo pacientes com novo coronavírus.

Quarentena

Por causa da evolução no número de casos, a proibição de funcionamento de diversos comércios e estabelecimentos no Maranhão foi mantida por tempo indeterminado, mas, segundo o Governo do Maranhão, será reavaliada semanalmente. A proibição de funcionamento afeta os seguintes segmentos:

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

Templos, igrejas e demais instituições religiosas;

Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

Lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada;

“Shopping center”, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos;

Feiras e exposições;

Indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores.

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES