Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina alcança 167 mil infectados e chega ao pico da Covid-19

Décima rodada da pesquisa sorológica apontou a menor taxa de crescimento da série histórica e aponta a possibilidade de platô da curva de disseminação.

Teresina alcança 167 mil infectados e chega ao pico da Covid-19
|
Compartilhe

Em coletiva de imprensa online na manhã desta quarta-feira, 01 de julho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os resultados da 11ª etapa da pesquisa sorológica realizada em Teresina. O levantamento mostra que 19,33% já foi infectada pelo novo coronavírus, numa estimativa de 167.175 contaminados. Um indicador animador apontado na pesquisa é a taxa de crescimento de contaminados, apenas 7%, a menor alta desde o início da série, o que mostra que a cidade pode ter alcançado o pico.

A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de junho, sendo realizados 900 testes. “Estamos na décima primeira etapa foram feitas 900 testes entre 26 e 28 de junho. Chegamos a 19,33% da população positivada, que corresponde a algo em torno de 167.175 pessoas positivadas, com uma taxa de subnotificação de 29 vezes, mas vem decrescendo, isso por conta da testagem, o que possibilita que a taxa de subnotificação venha caindo”, afirmou.

Teresina pode ter chegado ao Pico da Covid-19


O líder municipal explicou que há três semanas o ritmo de crescimento da infecção pelo novo coronavírus vem apresentando uma redução.

“Vemos no início de abril um crescimento de 59%, depois 62%, as taxas de crescimento até a etapa 9 eram muito elevadas, nas últimas duas semanas o que podemos perceber é que a taxa caiu de 42% para 17% e agora caiu para 7%; a taxa está dentro da margem de erro da pesquisa, isso é a demonstração que estamos num novo momento na circulação do vírus”, sinalizou.

VEJA O RESULTADO DA PESQUISA NA ÍNTEGRA

Resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (01)


A taxa de transmissibilidade, o R0 também voltou a cair, ficando bem perto do patamar recomendado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS). “Aquela variável que temos observado com muita atenção, o R0, agora está em 1,03, está flutuando há três semanas, o que mostra que podemos estar no platô”, sinalizou.

Firmino Filho sinalizou ainda que as internações por Síndrome Aguda Respiratória Grave estão reduzindo. Nisto, a sobrecarga no sistema de saúde também cai.

“Percebemos que ao longo do mês de maio tivemos um crescimento bem acelerado, mas nas últimas três semanas tivemos um crescimento mais lento; esta semana houve um decréscimo, está bem parecido com a anterior”, destacou.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar