Teresina alcança 167 mil infectados e chega ao pico da Covid-19

Décima rodada da pesquisa sorológica apontou a menor taxa de crescimento da série histórica e aponta a possibilidade de platô da curva de disseminação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em coletiva de imprensa online na manhã desta quarta-feira, 01 de julho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os resultados da 11ª etapa da pesquisa sorológica realizada em Teresina. O levantamento mostra que 19,33% já foi infectada pelo novo coronavírus, numa estimativa de 167.175 contaminados. Um indicador animador apontado na pesquisa é a taxa de crescimento de contaminados, apenas 7%, a menor alta desde o início da série, o que mostra que a cidade pode ter alcançado o pico.

A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de junho, sendo realizados 900 testes. “Estamos na décima primeira etapa foram feitas 900 testes entre 26 e 28 de junho. Chegamos a 19,33% da população positivada, que corresponde a algo em torno de 167.175 pessoas positivadas, com uma taxa de subnotificação de 29 vezes, mas vem decrescendo, isso por conta da testagem, o que possibilita que a taxa de subnotificação venha caindo”, afirmou.

Teresina pode ter chegado ao Pico da Covid-19


O líder municipal explicou que há três semanas o ritmo de crescimento da infecção pelo novo coronavírus vem apresentando uma redução.

“Vemos no início de abril um crescimento de 59%, depois 62%, as taxas de crescimento até a etapa 9 eram muito elevadas, nas últimas duas semanas o que podemos perceber é que a taxa caiu de 42% para 17% e agora caiu para 7%; a taxa está dentro da margem de erro da pesquisa, isso é a demonstração que estamos num novo momento na circulação do vírus”, sinalizou.

VEJA O RESULTADO DA PESQUISA NA ÍNTEGRA

Resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (01)


A taxa de transmissibilidade, o R0 também voltou a cair, ficando bem perto do patamar recomendado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS). “Aquela variável que temos observado com muita atenção, o R0, agora está em 1,03, está flutuando há três semanas, o que mostra que podemos estar no platô”, sinalizou.

Firmino Filho sinalizou ainda que as internações por Síndrome Aguda Respiratória Grave estão reduzindo. Nisto, a sobrecarga no sistema de saúde também cai.

“Percebemos que ao longo do mês de maio tivemos um crescimento bem acelerado, mas nas últimas três semanas tivemos um crescimento mais lento; esta semana houve um decréscimo, está bem parecido com a anterior”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES