Teresina libera obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

Na quarta etapa do processo de flexibilização o EPI deixa de ser obrigatório até mesmo em ambiente fechado

COE de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta segunda-feira (14), é permitido andar sem máscara, ao ar livre, em Teresina. A medida é considerada histórica, pois o ex-prefeito Firmino Filho havia decretado o uso obrigatório de máscara, com medida inédita no Brasil, em 18 de abril de 2020. 

O uso obrigatório, sem qualquer flexibilização, exceto para pessoas com deficiência e casos específicos, se manteve por quase dois anos. O dia 14 de março marca o início do fim de um ciclo de cuidados emergenciais em prol da sobrevivência.

O relaxamento dos protocolos de biossegurança em relação ao novo coronavírus são uma realidade em todo o mundo. O Piauí mantém uma taxa de vacinação acima de 80% em duas doses e de 34,7% com dose de reforço. As crianças também estão sendo vacinadas para o retorno presencial seguro. 

Doutor Pessoa quer liberação das máscaras de forma responsável. Crédito: Divulgação.

A segunda etapa da flexibilização das medidas sanitárias restritivas para a contenção da Covid-19, segundo o novo decreto N° 22.200 do dia 7 de março de 2022, assinado pelo atual prefeito Dr. Pessoa. A partir da segunda-feira, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas, com exceção àquelas que geram aglomerações, como shows, espetáculos, arquibancadas, etc.

Pessoa adota uma das flexibilizações mais prudentes do país

A obrigatoriedade do uso de máscara permanecerá em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. A flexibilização foi feita de maneira prudente e seguindo o que revelam os indicadores científicos levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal. 

“Levamos em consideração olhar científico sobre a pandemia, O COE que tem pessoas preparadas e também o COE municipal que junto ao presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) nos transmite as informações necessárias para tomarmos as decisões”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

O médico, neurologista, doutor em Virologia e membro do COE - Teresina, Marcelo Adriano, explica que a flexibilização do uso de máscaras se dá por meio de estudos baseados, especialmente, em critérios técnicos científicos realizados por instituições e agências de saúde pública mundial. 

“A proposta de flexibilização apresentada pelo COE foi baseada especialmente em critérios técnicos científicos da Organização Mundial de Saúde e o Centro para Controle e Previsão de Doenças para os Estados Unidos (CDC), que recentemente publicou diretrizes para normatizar e programar a utilização de medidas de contenção não farmacológicas contra a Covid-19 de acordo com os níveis de transmissão da doença em uma determinada localidade”, esclareceu o profissional. 

COE se reuniu e definiu metas de liberação do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Crédito: Divulgação.

O município de Teresina ainda dispõe de vários sinalizadores adicionais sensíveis para detectar qualquer mudança no cenário epidemiológico. Dentre esses indicadores está o monitoramento diário dos dados de caso de Covid-19, desde a sua fase inicial, até o desfecho final. 

“A programação está sendo estudada diariamente junto aos dados coletados com informações sobre de números de atendimentos por síndromes gripais, os indicadores de internação e o indicador óbito. O próprio decreto inclusive, prevê que retroaja caso seja detectado alguma mudança no importante no cenário no epidemiológico da cidade", explica Marcelo Adriano. 

O médico afirma que Teresina está na faixa verde, ou seja, faixa que indica baixa transmissão há algumas semanas. E que as medidas tomadas de flexibilização gradual demonstram a cautela em que a gestão está tendo para programar essas mudanças na rotina do teresinense. 

Entenda cada passo da flexibilização

Primeria etapa

A primeira etapa começou dia 7 de março. Desde essa data, os eventos, shows, espetáculos e festas poderão ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras, mesmo se realizados em ambientes abertos, e com público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. A

s atividades comerciais e de prestação de serviços, incluindo bares e restaurantes, poderão ocorrer sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.

Segunda etapa

Liberado o uso de máscara ao ar livre a partir desta segunda-feira (14), com exceções descritas acima. 

Terceira etapa

A terceira etapa começa dia 21 de março. A partir desta data, será realizado interstício para averiguação da permanência de Teresina na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores. 

Quarta etapa

Na quarta etapa, que começa dia 28 de março, a obrigatoriedade do uso de máscara será revogada até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

Entenda as etapas da liberação da obrigatoriedade da máscara em Teresina. Crédito: Karolina Grabowska.

De acordo com o decreto, as recomendações do uso de máscara serão mantidas em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso. 

Também será obrigatório o uso de máscaras nas pessoas com sintomas da doença, que teste positivo ou que teve contato com indivíduo com Covid-19. A vacinação em Teresina atinge níveis excelentes. Um total de 99,9% da população está vacinada com a primeira dose e 94% com a segunda dose. É um dos melhores índices entre as capitais do país.

Uma escolha individual

Muitas pessoas vão continuar usando a máscara e não há problema algum nisso. Além de prevenir contra a Covid-19, a máscara também protege as vias respiratórias de outras doenças, como gripes e resfriados. 

Lavar as mãos previne outras doenças além da Covid-19. Crédito: Burst.

O uso de álcool gel e a lavagem das mãos também são hábitos de higiene que devem ser mantidos, pois também são medidas profiláticas contra diarreias e gastroenterites. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES