Teresina libera uso de máscara em espaços abertos a partir de hoje

A liberação compreende espaços públicos ao ar livre, incluindo espaços recreativos e locais dedicados à prática de esportes

homem | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem início  nesta segunda-feira (14), em Teresina, a segunda etapa da fase de  flexibilização das medidas sanitárias restritivas contra a Covid-19

De acordo com o decreto n° 22.200, publicado, no dia 7 de março, pelo prefeito Dr. Pessoa, a partir de hoje, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, inclusive nas atividades  recreativas e esportivas - exceto naquelas que geram aglomerações (shows, espetáculos, arquibancadas, etc).

Uso de máscara dexia de ser obrigatório em espaços abertos em Teresina - Foto: Reprodução

Também a partir desta segunda-feira, continua  obrigatório o uso de máscara em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. A flexibilização foi definida com base nos indicadores científicos do Comitê de Operações Emergenciais (COE)de Teresina.

“O COE municipal avalia semanalmente a situação da Covid na capital e levamos as informacões para o Prefeito e diante da situação epidemiológica as decisões são tomadas. Teresina tem excelentes índices de vacinação e está na faixa verde(baixo índice de transmissão) há várias semanas além de quedas nas internações o que permitiu iniciar a flexibilização, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

A Flexibilização foi definida em etapas:

  1. A primeira etapa começou dia sete. A partir dessa data, os eventos, shows, espetáculos e festas foram liberados sem limitação de horários, respeitando ouso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), público admitido de até 70% da capacidade do local e seguindo as demais exigências da vigilância sanitária municipal. As atividades comerciais e de prestação de serviços – incluindo bares e restaurantes –também foram liberados para funcionar sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e  demais exigências da vigilância sanitária municipal.
  2. A segunda etapa inicia hoje (14) com a liberação da máscara nos espaços ao ar livre. 
  3. A terceira etapa começa dia 21 de março quando serão reavaliados os  índices epidemiológicos para saber se  Teresina continua na categoria de risco baixo(verde) após as medidas de flexibilização.
  4. A quarta etapa, inicia dia 28 de março, e se Teresina permanecer no índice verde (baixo risco)a obrigatoriedade do uso de máscara será revogada até mesmo em ambientes fechados, nas escolas e academias.Mantendo as demais exigências de distanciamento, higiene das mãos e uso do álcool.

Recomendações

De acordo com o decreto, as recomendações do uso de máscara serão mantidas em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira  continuar com a máscara. 

Também será obrigatório o uso de máscaras em pessoas com sintomas da doença, que teste positivo ou que teve contato com indivíduo com Covid-19.

Vacinação

A vacinação em Teresina atinge altos níveis com mais de 100 % da população com a primeira dose e mais de 90% com a segunda dose.Teresina tem um dos maiores índices de vacinação entre as capitais do país.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES