Teresina prepara mais 130 leitos de terapia intensiva

A capital receberá novos respiradores mecânicos, parte deles vindos da Turquia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 75% dos leitos de terapia intensiva para pacientes da Covid-19 ocupados, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) indicou na quarta-feira,  27 de maio, que espera montar  130 novos leitos de UTI  nas próximas semanas, quando a capital receberá novos respiradores mecânicos, parte deles vindos da Turquia.

“A Prefeitura tem uma estratégia antecipada, o aumento dos leitos de UTI, com a conversão de leitos de enfermaria já existentes, outra estratégia é o anexo de campanha do HUT composto com 60 leitos e esperamos para a próxima semana a chegada de equipamentos. A outra estratégia é a compra de ventiladores mecânicos, que foi feita na Turquia e estamos esperando para a próxima semana a chegada destes 70 respiradores, o objetivo desta estratégia é aumentar em 130 os leitos de UTI na nossa cidade, da mesma forma que o Estado tem a sua estratégia”, disse.

Reprodução

Firmino Filho destacou que a doença provocada pelo novo coronavírus já está espalhada por todas as regiões da cidade, então não há como fazer um planejamento em separado para cada zona.  “Não faz mais sentido fazer um trabalho diferenciado em determinada região. Basicamente há um protocolo adotado por todos os países, isto tem acontecido nos demais países, e nosso compromisso é que esse protocolo seja cumprido”, disse.

Sobre o auxílio federal, o líder da capital sintetizou que não espera que o Governo deixe de auxiliar os entes federativos, principalmente no que diz respeito a manutenção do pagamento da folha dos profissionais  da saúde. “Se essa crise se ampliar, creio que o Planalto não vai permitir que  os Estados e municípios deixem de funcionar, no momento oportuno esta questão  será encaminhada”, concluiu.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES