Teresina registra duas mortes pelo novo coronavírus

A informação foi divulgada por meio de uma rede social do prefeito Firmino Filho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou no início da  noite deste domingo (29), as duas primeiras mortes pelo novo coronavírus na capital piauiense. A informação foi divulgada por meio de uma rede social. As vítimas são um homem  e uma mulher, que eram casados, e ambos com idade acima de 70 anos. O casal estava entre os casos de morte em investigação no Piauí. 

As vítimas foram infectados por transmissão comunitária, ou seja, tiveram contato com alguém já com o vírus na cidade. Sem histórico de viagem, mas com contato com sintomático, os dois tinham hipertensão arterial e diabeste mellitus. Um deles também tinha pneumopatia crônica. Os dados foram atualizados na noite deste domingo pela Fundação Municipal de Saúde. Com a morte do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), sobe para três o número de mortes no Estado.

O gestor municipal lamentou profundamente informar os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina. "Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", publicou.

Ainda na publicação o prefeito reforçou a importância do isolamento social e fez um apelo à população. "Aos teresinenses, meu apelo mais forte que nunca: fiquem em casa! Essas duas próximas semanas são decisivas para o enfrentamento da pandemia em Teresina", pontuou.

O boletim divulgado na noite de hoje pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), aponta que Teresina permanece com 14 casos confirmados, 168 suspeitos e 154 descartados, totalizando 341 casos notificados na cidade.

Segundo o secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, jornalista Fernando Said,  há outros pacientes em estado grave em UTIs da capital. "Isso é muito sério. Precisamos conscientizar as pessoas a ficarem em casa", apela Fernando Said.

Importante lembrar que devem procurar as unidades de saúde, pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

A Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles que prestam serviços essenciais de abastecimento de comida e bebida e também os de saúde. Diariamente o prefeito se reúne com gestores públicos e especialistas para avaliar a situação da capital. Alguns locais já foram visitados e que poderão ser alocados como hospitais de campanha, ou seja, para o atendimento dos pacientes vítimas da doença. Além disso, o Hospital do Monte Castelo foi destinado para ser referência para o tratamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES