Teresina reitera pedido de doses extras de vacina para Ministério da Saúde

Para avançar a vacinação de acordo com a estimativa populacional, seria necessário receber por semana 40 mil doses.

Teresina reitera pedido de doses extras de vacina para Ministério da Saúde | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) enviou hoje (09) um novo ofício ao Ministério da Saúde reiterando o pedido de doses extras da vacina contra a Covid-19 para Teresina. A justificativa mais uma vez é que o quantitativo de doses destinados atualmente para a capital é insuficiente para a demanda, o que impede o avanço da campanha de vacinação em Teresina.

A solicitação leva em consideração o status de Teresina como referência para o atendimento de média e alta complexidade para os demais municípios do Piauí e dos estados vizinhos, Maranhão, Pará e Tocantins. “A presença da nova variante delta no Maranhão e Ceará causa grande preocupação a todo sistema de saúde do Piauí, especialmente à capital”, justifica o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque (Foto: Reprodução)

“Existe a necessidade da realização de uma imunização em massa nesta capital, em decorrência da elevada circulação de pessoas oriundas do Maranhão, especialmente munícipes de São Luís e cidades vizinhas e que fazem fronteira com o estado”, diz o presidente.

De acordo com análises da FMS, para avançar a vacinação de acordo com a estimativa populacional, seria necessário receber por semana 40 mil doses – número muito aquém do que é recebido hoje. A estimativa do órgão é que Teresina tenha atualmente uma média de 15 mil pessoas por faixa etária entre 30 e 40 anos. Dados do IBGE revelam que um total de 448.982 pessoas têm acima de 18 anos na capital (idade com direito à vacina atualmente). De acordo com dados da FMS, 417.614 pessoas já foram vacinadas até o momento com a primeira dose do imunizante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES