Teresina retira obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados

O uso de máscaras passa a ser opcional aos cidadãos em ambientes abertos e fechados a partir de segunda-feira (28)

mascara | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inicia nesta segunda feira (26), a quarta etapa de flexibilização de medidas excepcionais para a contenção da pandemia de COVID-19 em Teresina. O uso de máscaras passa a ser opcional aos cidadãos em ambientes abertos e fechados. 

A decisão pela revogação da obrigatoriedade foi baseada nos indicadores epidemiológicos locais e em parametrizações de organismos nacionais e internacionais de saúde pública.

De acordo com o virologista do Comitê de Operações Emergências Municipal – COE, Marcelo Adriano, é importante reforçar que o uso da máscara não ficou proibido: pelo contrário, as pessoas que preferirem ou precisararem manter o uso por qualquer motivo que seja terão toda a liberada e até nosso incentivo para que continuem.

Uso de máscaras em espaços fechados passa a ser opcional em Teresina - Foto: Agência Brasil

Leia Mais

“Passados momentos mais críticos da pandemia, nesses dois últimos anos, saímos da etapa da obrigatoriedade, da exceção – justificada pela indisponibilidade de vacina à época e pelo risco de colapso do sistema de saúde de mortandade inestimável e entramos, agora, na etapa da recomendação. Saímos da fase de altíssimo risco coletivo para uma fase de gestão de risco individual.  Portanto, as pessoas mais vulneráveis às formas graves de COVID-19 poderão, com toda liberdade, seguir recomendações de entidades médicas e científicas sobre uso de máscaras. São elas: pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, portadores de doenças crônicas, imunossuprimidos – especialmente, em situações de maior risco, como no transporte coletivo e em ambientes fechados com ventilação e distanciamento inadequados”, ressaltou o médico.

Segundo o membro do comitê, o COE-Teresina permanece vigilante às vulnerabilidades externas do cenário epidemiológico local. A expectativa é que, por muito tempo ainda, iremos conviver com o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2 e com aumentos localizados do número de casos, de maior ou menor dimensão, em várias parte do mundo, do nosso país ou mesmo do nosso estado. Em algumas situações, é até mesmo possível que medidas restritivas de menor ou maior alcance voltem a ser obrigatórias.

“As principais barreiras de proteção que o município dispõe são a vacinação e o monitoramento intensivo, sensível, constante e responsável dos indicadores epidemiológicos – em um serviço de vigilância em saúde técnico, cientificamente embasado, eficaz e ágil – capaz de responder às mudanças de cenário em tempo oportuno. Essa é a missão do COE-Teresina”, finalizou Marcelo Adriano.

COE Teresina divulgou informe sobre os indicadores epidemiológicos na capital 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES