Teresina retorna à faixa verde de transmissão da Covid-19, diz FMS

Desde o dia 19 de junho deste ano, Teresina encontrava-se na faixa amarela, de média transmissão

Teresina retorna à faixa verde de transmissão da Covid-19, diz FMS | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina está no nível de baixa transmissão da Covid, o que corresponde à faixa verde, de acordo com a classificação do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Na 29ª semana epidemiológica (17 a 23 de julho) divulgado pelo COE-FMS, a redução foi de 33% no número de casos da doença.

Na 29ª semana epidemiológica, Teresina voltou a registrar menos de 200 casos por 100.000 habitantes por semana (parâmetro estabelecido para indicar o nível de baixa transmissão). 

De acordo com o virologista do COE-FMS, Marcelo Adriano Vieira, a parametrização da agência internacional para controle e prevenção de doenças (CDC) leva em conta também o número de internações novas por semana e o percentual de leitos hospitalares da cidade ocupados por pacientes com Covid-19. “Na última semana foram registradas 4,8 internações / 100.000 habitantes (ou seja, < 10/100.000) e 5,7% do total de leitos hospitalares da cidade estavam ocupados por pacientes com Covid-19 (< 10%)”, explica o virologista. 

Teresina retorna à faixa verde de transmissão da Covid-19 - Imagem: Divulgação

Desde o dia 19 de junho deste ano, Teresina encontrava-se na faixa amarela, de média transmissão. “Felizmente, na onda atual de casos de Covid-19, a capital não chegou a atingir o nível vermelho, de alta transmissão da doença”, analisa. 

Entretanto, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, descarta qualquer relaxamento de medidas, por enquanto, porque o sistema hospitalar ainda deve se manter pressionado por algumas semanas. “As internações por Covid-19 são prolongadas e cumulativas. Além disso, os hospitais de Teresina recebem grande parte da demanda dos casos graves vindos das cidades do interior do estado, onde a transmissão ainda pode estar mais acentuada”, analisa. 

Albuquerque também ressalta a necessidade de observar melhor o padrão de transmissão da doença no retorno das férias e na retomada do período escolar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES