Teresina tem 94 mil infectados pela Covid-19, mas taxa de infecção cai

Pesquisa feita pela Prefeitura de Teresina indica que a curva de contaminados segue crescendo, porém em um ritmo mais lento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou na manhã desta terça-feira, 09 de junho, o resultado de mais uma etapa da pesquisa de investigação sorológica em Teresina.  O levantamento foi realizado entre os dias 05 e 07 de junho e estima 94.182 infectados em Teresina, sendo que destes 41.340 estão com a infecção recente, ou seja, podem transmitir o vírus da Covid-19.

“Estamos na oitava pesquisa sorológica, faz 900 pesquisas e os resultados servem para mapear, a doença mostra o vírus ainda se expandindo de forma bastante significativa, os casos positivos foram 10,89%, com uma estimativa de 94.182 casos, com grau de subnotificação de 41 vezes, o que mostra o indicativo dos casos confirmados serem bem inexpressivos”, disse.

Divulgação

Firmino Filho indicou que o vírus segue em franca expansão na capital piauiense, de modo que aponta um salto exponencial na projeção de infectados em oito semanas. “Em meados de abril tínhamos 4.843 infectados, e agora a pesquisa aponta 94.187 casos, isso mostra o crescimento absurdo dessa doença”, frisou.

Um dado positivo destacado no levantamento sorológico diz respeito a taxa de infecção, o chamado R0, que caiu de 1,66 na sexta rodada para 1,09 na atual, ainda acima do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Divulgação

“Na primeira pesquisa tínhamos 5.794 pessoas com infecções ativas e agora a pesquisa mostra 41.340 com infecção recente. Continua a crescer, mas a taxas decrescentes, estes dados permite que a gente possa fazer um cálculo apurado, baseado nos dados de IGM positivos temos uma releitura do R0, caindo de 1,66 para 1,09. Ao longo da última semana, esse grau de transmissibilidade venha diminuindo, apesar de não ser menor que 1”, sintetizou. Ou seja, a contaminação continua avançando na cidade, porém num patamar mais lento.

LEIA MAIS: Teresina chega aos 140 óbitos por Covid-19 e quase 3500 casos, diz FMS

LEIA MAIS: Coronavírus: Piauí registra mais 11 mortes e total sobe para 265

LEIA MAIS: Covid-19: 5 municípios do Piauí já retomaram as atividades comerciais

LEIA MAIS: Covid-19: Brasil registra 849 mortes em 24h, diz consórcio da imprensa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES