Teresina tem a menor positividade de teste para Covid-19 desde 2020

O percentual foi calculado sobre pacientes testados nas UBS, UPAs e hospitais de Teresina

teste | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina tem a menor taxa de positividade de testes para COVID-19 registrada desde o início da pandemia na capital. Somente 4% das amostras de swab nasal testadas entre 10 e 16 de março tiveram resultado positivo ao teste RT-PCR.

O percentual foi calculado sobre pacientes testados nas UBS, UPAs e hospitais de Teresina. Nos momentos mais críticos a taxa de positividade, em Teresina, chegou a 38% em junho de 2020, 45% em abril de 2021 e a 52%, no início de fevereiro de 2022. Antes do pico causado pela variante Ômicron, o menor percentual registrado havia sido de 11%, em agosto de 2021. Os dados são do Comitê de Operações Especiais- COE Teresina.

Teresina tem a menor taxa de positividade de teste para covid-19 desde 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como critério para se considerar a pandemia sob controle em determinada localidade uma taxa de positividade abaixo de 5%. Esse percentual baixo significa que, a despeito de ampla testagem, poucos indivíduos submetidos ao exame de fato estão infectados. Por outro lado, um percentual elevado indica que a circulação viral na localidade está alta, que somente indivíduos com sintomas mais graves têm acesso ao diagnóstico ou que o rastreio de contatos está incipiente, explica Walfrido Salmito, coordenador médico do COE-Teresina.

Monitoramento de indicadores torna-se fundamental

De acordo com Marcelo Vieira, médico e virologista do COE-Teresina, “uma positividade de 4% é mais um indicativo de que o nível de transmissão da COVID-19 na cidade está baixo e que o plano de flexibilização gradual das medidas restritivas poderá prosseguir, com respaldo técnico e científico e alicerçado na realidade epidemiológica local. 

Marcelo explica ainda que passados vários ciclos de transmissão da COVID-19, desde o período do carnaval e do início das atividades escolares, a positividade dos testes fez foi cair. Entretanto, ressalva: “mais do que nunca, o monitoramento contínuo de todos os indicadores torna-se fundamental, com foco em cada uma das etapas da história da COVID-19 e atenção às possíveis vulnerabilidades externas que podem interferir nesse processo – como a introdução de novas variantes”,diz o virologista.

Para o infectologista Walfrido Salmito “a flexibilização proposta tem total amparo na ciência e, sob premissas semelhantes, outras dezenove capitais de estados brasileiras e várias unidades da federação (incluindo cinco da região Nordeste) também já tiveram a mesma iniciativa”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES