Termo de desistência para quem recusar vacina passa a valer hoje, diz FMS

Além disso, caso a pessoa se recusar a assinar, duas testemunhas poderão comprovar a recusa e o termo de desistência terá validade.

ERY | ERY
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O termo de desistência para quem for se vacinar contra a Covid-19 e se  recusar a tomar em função da marca, origem ou fabricante do imunizante, passa a valer a partir das 14 horas desta quinta-feira (08) em Teresina. Com a penalidade, o mesmo será encaminhado para o fim da fila de vacinação.

A decisão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está de acordo com a recomendação administrativa 29ª PJ Nº 11/2021 do Ministério Público do Piauí. Além disso, caso a pessoa se recusar a assinar, duas testemunhas poderão comprovar a recusa e o termo de desistência terá validade.

Termo de desistência passa a valer a partir de hoje (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)

Com isso, o indivíduo que realizar agendamento ou se dirigir ao drive thru e, no momento da vacinação, desistir de receber a dose unicamente por causa do tipo de imunizante utilizado, deverá assinar um termo de responsabilidade, será impedido de realizar novo agendamento e irá para o fim da fila da imunização, ou seja: só terá direito a ser atendido após concluída a vacinação do público adulto. 

A decisão da FMS leva em consideração o conceito de vacinação como ferramenta de saúde pública, que deve ser vista não apenas como uma ferramenta de proteção individual, mas coletiva, que evita a propagação da doença quando um grande percentual da população é vacinado. O termo está disponível para consulta no site da FMS e também abaixo:

TERMO DE DESISTÊNCIA NA ÍNTEGRA

“Todas as vacinas utilizadas no Brasil contra a Covid-19 são eficazes, seguras e passam por rigorosa avaliação da ANVISA antes de serem liberadas para a população em geral. Por isso, todos que estão aptos precisam tomar, independente da origem”, reforça Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES