THE: Empresa cancela contrato com prefeitura por não ter respiradores

O cancelamento da venda se deu em razão de o fabricante chinês ter desistido do fornecimento dos respiradores, impossibilitando a entrega do produto contratado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Oxynit Soluções em Gases Eireli informou à Prefeitura de Teresina a impossibilidade de fornecimento dos 70 respiradores mecânicos comprados pela administração municipal para ampliar a estrutura de atendimento durante a pandemia do Coronavírus.  Diante da impossibilidade de fornecimento, pela escassez do produto no mercado nacional e internacional, foi realizada a rescisão do contrato no valor de R$12.592.650,00 e a devolução integral do dinheiro aos cofres públicos.

O cancelamento da venda se deu em razão de o fabricante chinês ter desistido do fornecimento dos respiradores, impossibilitando a entrega do produto contratado. 

“A Prefeitura tinha feito um investimento muito alto, mas necessário para salvar vidas, que é o nosso bem mais valioso. O respirador é um sistema eficiente e necessário na rede hospitalar, ajudando a salvar vidas. Está escasso no mundo inteiro e teve seu valor de mercado aumentado, em razão da pandemia de Covid-19. Agora, diante dessa impossibilidade da empresa contratada, vamos buscar com urgência outro fornecedor. Os respiradores realmente estão em falta em todo o mundo, comprá-los tem sido muito difícil, porque os fabricantes não conseguem atender a demanda e isso eleva ainda mais o preço. Mesmo assim, a Prefeitura de Teresina não mede esforços e vai adquirir os equipamentos, por sabê-los necessários. Nós estamos adotando várias medidas, como a melhor estruturação da rede, e isso representa a nossa busca por aperfeiçoar a assistência prestada à população”, explica Manoel Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde. 

Para Rogério Medeiros, médico com atuação em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a disponibilização de mais respiradores representa um avanço na rede de saúde: “Se a situação do paciente com Coronavírus evoluir para quadro grave, o pulmão pode entrar em colapso, não vai funcionar e ele pode ir a óbito. Esse quadro pode ser reversível. Ele precisará respirar artificialmente e esse equipamento dará suporte de ventilação, aumentando a possibilidade de sobrevida”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES