Timon anuncia uso opcional de máscaras em locais abertos a partir do dia 21

E a obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com COVID-19.

rtu | ri
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima segunda-feira (21), entra em vigor o decreto da Prefeitura Municipal de Timon, que prevê o uso opcional de máscaras em locais abertos. O uso obrigatório da proteção permanece no transporte público, ambientes fechados e locais onde haja aglomeração de pessoas (mesmo ao ar livre) como shows, espetáculos, arquibancadas, feiras e mercados públicos e afins.

A prefeita Dinair Veloso reuniu a equipe técnica para aprovar a determinação. “Semanalmente me reúno com o Comitê Covid para analisar a situação dos leitos, casos da doença, vacinação e o índice de transmissibilidade. Estamos bem avançados na vacina e com o índice de transmissibilidade de 0,5 o que nos dá uma segurança na flexibilização. No entanto, sigo pedindo a população que não deixe de vacinar e sigam tomando todos os cuidados para evitar o contágio”, afirma a gestora.

Timon anuncia uso opcional de máscaras em locais abertos a partir de segunda (Foto: Divulgação)

A cobertura vacinal em Timon já ultrapassou a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. O município já está com 92,8% da população com 12 anos ou mais com duas doses aplicadas e com quase 60% das crianças (5 a 11 anos) vacinadas com a primeira dose.

“Como já mencionado anteriormente decidimos aguardar a janela temporal de 15 dias após o feriado carnavalesco e analisar com cautela. O quadro demonstra uma queda na ocupação de leitos e casos positivos. E todos os públicos da campanha de vacinação com pelo menos duas doses”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.

A prefeitura também determina uma nova flexibilização nas medidas sanitárias. Os eventos, shows, espetáculos, festas e as atividades comerciais e de prestação de serviços incluindo bares e restaurantes poderão ocorrer até as 2h, como já previsto em lei, respeitando o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos) e limitação de público em 75% da capacidade do local.

Será mantida a recomendação do uso de máscaras para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da COVID-19 (indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doenças renal crônica, pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso;

E a obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com COVID-19.

Todas as medidas podem ser reavaliadas posteriormente pelo Comitê que analisa semanalmente os dados técnicos sobre a pandemia. Qualquer nova decisão será informada através de decreto pela Prefeitura de Timon. Seguindo os critérios de liberação adotados de acordo com os índices de cada período. A Prefeitura mantém constante vigilância da situação relacionada à COVID-19 e se baseia em estudos criteriosos dos índices para estabelecer qualquer novo protocolo.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES