TIMON: Cocais Shopping terá drive thru da vacina bivalente contra Covid-19

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 terá início em Timon na próxima quarta-feira (1).

Vacina Covid-19 bivalente | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 terá início em Timon na próxima quarta-feira (1), informou a Prefeitura nesta segunda-feira (27). A vacinação bivalente será disponibilizada em ponto fixo e drive-thru no Cocais Shopping, de terça a sexta-feira das 8h até 15h. Nesta primeira etapa, o público-alvo inclui idosos com idade a partir de 70 anos e pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais.

A coordenadora de epidemiologia, Clayre Anne Vasconcelos, explica que para receber o reforço bivalente, é preciso que a pessoa tenha concluído ao menos o esquema primário da imunização contra a Covid, que inclui a vacinação com duas primeiras doses ou dose única.

“O intervalo entre a última dose tomada com o reforço bivalente deve ser de 4 meses. É preciso levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF, documento de identificação e comprovante de residência de Timon. No caso dos imunocomprometidos, é preciso apresentar laudo médico. Conforme calendário do Ministério da Saúde e a chegada de novas doses, vamos ampliando o público prioritário”, adianta.

Vacina protege contra variantes

Na última sexta-feira (24), os profissionais de saúde do município participaram de treinamento sobre o novo reforço. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção referente à variante Ômicron.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, ressalta que o início da aplicação do reforço bivalente representa mais uma etapa importante no combate ao coronavírus.

“Os dados epidemiológicos mostram como as vacinas salvam vidas. Em Timon, seguimos com zero internações por Covid e sem óbitos registrados este ano. Isso é resultado da vacinação, que desde o início é prioridade da prefeita Dinair Veloso. E , agora com o reforço bivalente, vamos nos proteger mais ainda e iremos vencer essa pandemia”, destaca o secretário.

PÚBLICO-ALVO PARA DOSE BIVALENTE

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), elaborado pelo Ministério da Saúde, as pessoas imunocomprometidas são aquelas:

– com imunodeficiência primária grave;

– que estejam fazendo tratamento de quimioterapia para câncer;

– transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) e façam uso de drogas imunossupressoras;

– com HIV/AIDS;

– que façam uso de corticoides em doses de 20 mg ou mais por dia de prednisona ou equivalente, por período igual ou maior que 14 dias;

– utilizem drogas modificadoras da resposta imune;

– com condições auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

– que estejam fazendo hemodiálise; e

– com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES