mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Tomou vacina e vai comemorar? Só não poste foto da carteirinha

Pode até parecer inofensivo, mas colocar isso nas redes sociais abre portas para várias possibilidades de crimes

Tomar a vacina contra a covid-19 pode estar entre as maiores alegrias dos últimos tempos, e é por isso que os imunizados não perdem a chance de contar a novidade para todo mundo, postando fotos e vídeos. É só abrir a rede social para encontrar a carteirinha de vacinação de algum conhecido. 

Pode até parecer inofensivo, mas colocar isso nas redes sociais abre portas para várias possibilidades de crimes, diz o advogado José Renato Laranjeira, diretor do Lapin (Laboratório de Políticas Públicas e Internet) e membro da Coalizão Direitos na Rede.

Postar foto da carteirinha de vacinação pode gerar processos Postar foto da carteirinha de vacinação pode gerar processos 

Dependendo do estado, o documento de vacinação pode conter: número do CPF, do RG e do cadastro no SUS e a data de nascimento. Às vezes, são feitas anotações também sobre a pessoa que aplicou a vacina. 

"Esses dados são os que nós usamos para autenticar, ou seja, para dizer que nós somos nós mesmos. Uma vez que você compartilha isso, você facilita que agentes mal-intencionados usem essas informações para fraudes", alerta Laranjeira.

Por isso, quando chegar a sua vez (ou a de alguém próximo) de receber as doses, controle os impulsos e não saia postando por aí o que deveria ser privado — ou seja, os seus dados. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail