TST anula acordo que protegia trabalhadores durante a pandemia

Tribunal suspendeu dissídio coletivo em que trabalhadores solicitavam a implementação de medidas de proteção à vida no período da pandemia

TST anula dissídio que garantia proteção aos trabalhadores contra a Covid-19 | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho extinguiu, por falta de comum acordo, o dissídio coletivo em que trabalhadores solicitavam a implementação de medidas de proteção à vida no período da pandemia. 

O advogado trabalhista Cláudio Feitosa explica que os dissídios coletivos (DC) são processos, somente instaurados por sindicatos (ou laboral ou patronal) ou pelo Ministério Público do Trabalho, para o estabelecimento de normas coletivas quando as não conseguem firmar acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Advogado trabalhista Cláudio Feitosa considera que houve excesso do TST

Com o Dissídio Coletivo, a Justiça do Trabalho entra para estabelecer as condições normativas para a categoria econômica representada pelos sindicatos envolvidos, produzindo o que se chama de sentença normativa.

O QUE MUDOU 

A Emenda Constitucional n. 45, que alterou o art. 114 da Constituição Federal, consta que em caso de recusa de qualquer uma das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho. 

A interpretação do TST é que só pode ocorrer acordo coletivo se os sindicatos participantes, laboral e patronal, concordarem  para o ingresso do Dissídio Coletivo. Se isso não ocorrer, o processo de DC deveria ser extinto. “Considero que houve excesso do TST porque, primeiro, o DC foi iniciado pelo Ministério Público, e não pelo sindicato, e ainda por se tratar de matéria relacionada à pandemia, na qual não deveria se aplicar o rigor do art. 114 atual da Constituição”, defende o advogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES