Unidos pela Vacina: Piauí já tem mais de 90% do estado mapeado

A ação faz parte da campanha de conscientização “Unidos pela Vacina”, que envolve empresários, profissionais liberais e líderes sociais com o objetivo de ver toda a população brasileira imunizada até setembro de 2021.

RTU | RTY
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos 224 municípios piauienses, 205 já responderam a pesquisa municipal para informar o que a prefeitura precisa para vacinar a população da sua cidade contra a Covid-19.  A ação faz parte da campanha de conscientização “Unidos pela Vacina”, que envolve empresários, profissionais liberais e líderes sociais com o objetivo de ver toda a população brasileira imunizada até setembro de 2021. A pesquisa direcionada aos municípios ajuda a conferir se os equipamentos de conservação funcionam, se o imunizante está chegando aos locais e que tipos de apoio às prefeituras precisam.

“Iniciamos as conversas com as prefeituras e secretarias de saúde no começo desta semana. Pouco menos de 5 dias já temos mais de 90% do estado mapeado.  Estamos muito felizes com a adesão dos municípios para um diagnóstico preciso das necessidades. Nosso próximo passo será conseguir o apoio de empresas e indivíduos que queiram contribuir e apoiar de forma direta no suprimento destas necessidades”, afirma Lívia Guimarães, uma das representantes do movimento no estado.

Foto: DivulgaçãO/ FMS

Nos primeiros dias de campanha no Piauí é possível perceber a confiança em relação à vacinação e o empenho da sociedade, que segue oferecendo auxílio ao projeto. O otimismo do projeto está em mobilizar o Brasil para chegar ao maior número de pessoas vacinadas possível. A meta colocada para setembro tem o caráter de gerar um senso de urgência na população. 

Objetivo é imunizar a população de forma mais rápida

Para auxiliar na disseminação da campanha, as pessoas podem fazer vídeos e publicar nas redes sociais.  Luiza Trajano, líder do movimento e presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, destacou na divulgação da campanha que o grupo respeita aqueles que, por algum motivo pessoal, não queiram tomar a vacina, mas ressaltou que esse tipo de vírus só é controlado quando cerca de 80% da população está imunizada.

Por meio do grupo “Mulheres do Brasil”, foram reunidos em torno de 400 empresários e entidades que pretendem ajudar a destravar eventuais gargalos de logística e infraestrutura para dinamizar a disponibilidade de imunizantes, assim que as doses forem liberadas pelo governo federal, à população dos municípios piauienses. O projeto não tem como objetivo a compra de lotes de vacinas, já que essa prerrogativa é do Ministério da Saúde, mas sim imunizar a população brasileira contra a Covid-19 de forma mais rápida. 

Nesse sentido, a administração pública e o setor privado vão trabalhar juntos para encontrar soluções e métodos mais eficazes na distribuição da vacina. A atuação do grupo vai desde a possibilidade de custear transporte para a chegada mais célere das vacinas até a reestruturação de salas de vacinação no município. Em outra frente, o projeto colocaria veículos à disposição das equipes volantes da prefeitura, como também a viabilização de locais com estrutura para uma vacinação nos moldes drive-thru.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES