Uruguai atesta queda de 90% em mortes e internações em UTI com vacinação

Segundo dados do Ministério da Saúde Pública, quase 52% da população recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo dados do Ministério da Saúde Pública, quase 52% da população recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As internações em terapia intensiva e mortes por Covid-19 foram reduzidas em mais de 90% na população geral do Uruguai que tomou as duas doses das vacinas CoronaVac e Pfizer, indicou um relatório divulgado pelo governo nesta terça-feira.

O país, que tem 3,5 milhões de habitantes, tem conduzido uma bem sucedida campanha de vacinação, que o coloca junto ao Chile na vanguarda na América do Sul. Ainda assim, os uruguaios atravessam uma forte onda de contágios, que situam o país entre os primeiros do mundo em número de mortes por milhão de habitantes.

Segundo dados do Ministério da Saúde Pública, quase 52% da população recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19 e 29% foi imunizada com as duas doses do imunizante até o dia 1 de junho. Os resultados do relatório incluem as pessoas vacinadas com ambas as doses, depois de mais de 14 dias após a aplicação da última. 

Uruguai vê mortes e internações em UTI em queda com vacinação (Foto: Pexels)

Sobre a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, o estudo mostrou que "em todos os subgrupos analisados a porcentagem de eficácia para reduzir casos incidentes supera os 61%; a redução de entrada nas unidades de terapia intensiva (UTIs) é acima de 92%, e a de redução de mortes pela doença passa de 95%".

Os subgrupos para a CoronaVac correspondem às populações entre 18 e 49 anos de idade, e entre 50 e 69 anos.

Em relação à vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, o documento acrescenta que "a porcentagem de eficácia para reduzir casos incidentes supera os 78%, em reduzir admissões na UTI passa de 94% e de evitar mortes supera os 94%". O imunizante da Pflzer foi destinado a pessoas com 80 anos ou mais, e aos profissionais de saúde.

As informações são da Época Negócios e Reuters. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES