Uso de duas máscaras reduz em 90% propagação de covid-19, diz pesquisa

O uso de qualquer máscara ajuda a reduzir a exposição a partículas de aerossol do tamanho de gotículas que propagam a doença,

Uso de duas máscaras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada em janeiro pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, e divulgada nesta quarta-feira (10), indicou que usar uma máscara de pano sobre uma máscara cirúrgica reduz a propagação da covid-19 em mais de 90%. 

O uso de qualquer máscara ajuda a reduzir a exposição a partículas de aerossol do tamanho de gotículas que propagam a doença, em comparação com o uso de nenhuma máscara. Mas os resultados apontaram que é possível potencializar essa proteção ao se usar duas máscaras.

O CDC ainda recomendou ajustar a máscara cirúrgica, para evitar o espaço aberto que fica na bochech. 

Os resultados da pesquisa demonstraram que a máscara cirúrgica, sem o ajuste, bloqueou 42% das partículas de uma tosse simulada. A máscara de pano bloqueou 44,3%. A combinação das duas conseguiu reter 92,5% das partículas.

Em outro experimento, o CDC tentou simular a propagação da covid-19 durante a respiração quando uma ou ambas as pessoas estão devidamente mascaradas.

No 1º cenário, a pessoa que emite as partículas usa duas máscaras. Aqui, a exposição ao coronavírus foi reduzida em 82,2%. Em um 2º cenário, com a pessoa usando apenas a máscara cirúrgica, a exposição foi reduzida em 62,9%.

O CDC analisou também um 3º cenário: com ambas as pessoas equipadas com duas máscaras. Neste caso, a exposição do receptor foi reduzida em 96,4%.

O estudo concluiu que, com mais variantes do vírus altamente contagiosas circulando, o ajuste de uma máscara para fazê-la funcionar melhor é importante para “acabar com esta pandemia” mais rapidamente.

Uso de duas máscaras reduz em 90% propagação de covid-19



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES