Uso de máscara em ambientes fechados deixa de ser obrigatório em Timon

O uso de máscara de proteção facial fica facultado tanto em ambientes abertos quanto fechados, inclusive em escolas e academias

Uso de máscara em ambientes fechados deixa de ser obrigatório em Timon | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

uso de máscaras faciais deixou de ser obrigatório em Timon, até mesmo em ambientes fechados. A medida consta no decreto publicado na edição do dia 6 de abril, do Diário Oficial do Município, que estabelece a flexibilização de medidas sanitárias na cidade vizinha a Teresina. 

O uso de máscara de proteção facial fica facultado tanto em ambientes abertos quanto fechados, inclusive em escolas e academias. Continua obrigatório o uso de máscaras no caso de indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com COVID-19 

Pessoas que tenham a doença devem fazer uso da máscara facial | FOTO: Reprodução

O decreto recomenda o uso nas seguintes situações:

a) em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID- 19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes meilitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso; 

b) transportes coletivos;

c) serviços de saúde (públicos ou privados).

Covid-19 sob controle em Timon 

Segundo a Prefeitura de Timon, a medida foi tomada após observação de alguns critérios relacionados ao controle da pandemia. De acordo com o relatório referente à 13ª semana epidemiológica em Timon, o índice de transmissibilidade é de 0,63. O Ministério da Saúde recomenda que esse número seja menor ou igual a 1.

Para a Prefeitura, todos os dados apresentam um cenário positivo. “A vacinação impactou positivamente no controle da pandemia no município e potencializou todas as medidas tomadas, desde o início, pelo comitê de combate à doença. O momento se apresenta propício à flexibilização do uso de máscaras também em ambientes fechados, ressaltando que todas as decisões são baseadas em dados técnicos e sempre podem ser reavaliadas de acordo com o período”, explica Marcus Vinicius Cabral, Secretário Municipal de Saúde. 

O município de Timon já está com 80,2% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a 1ª dose. Entre o público de 12 anos ou mais, 99,6% já receberam a 1ª dose e mais de 94,0% estão com o esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose). A campanha segue avançando e os idosos já iniciaram a 4ª dose do imunizante.

Cuidados devem permanecer

Mesmo com a situação de saúde estabilizada em relação à Covid-19, os gestores municipais lembram algumas recomendações necessárias para o momento.

“Estamos em um patamar considerado seguro, porém os cuidados preventivos ainda são fundamentais. As pessoas que desejarem podem continuar usando máscaras e, em todo caso, vamos evitar aglomerações e manter as normas de higiene”, comentou a prefeita Dinair Veloso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES