Vacina da Johnson & Johnson gera anticorpos em 98% dos voluntários

Resultado de estudo preliminar sobre as fases 1 e 2 dos testes indica que a solução apresentou forte resposta imunológica ao vírus

Esses resultados permitiram que a vacina avançasse para a fase 3, iniciada na última quarta-feira (23). | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um estudo preliminar publicado na última sexta-feira (25), a vacina contra o novo coronavírus criada pela Johnson & Johnson apresentou 98% de eficácia na aplicação em adultos. Disponível no site científico MedRxiv, o documento de 28 páginas reúne dados sobre as fases 1 e 2 dos testes e afirma que a solução apresentou forte resposta imunológica ao vírus.

Os dados disponíveis na publicação mostram que, 29 dias após a vacinação, 98% dos participantes produziram anticorpos que neutralizaram a Covid-19. São esses anticorpos que defendem as células do corpo de organismos patógenos, denominação usada para identificar estruturas que causam as doenças.

Segundo o estudo, a vacina também foi considerada segura, pois, foram identificados poucos casos de reações adversas. No caso das leves e moderadas, os voluntários apresentaram dor no local da aplicação, fadiga, dor de cabeça e dor muscular. De modo padrão, essas reações duravam apenas um ou dois dias.

 A vacina contra o novo coronavírus criada pela Johnson & Johnson apresentou 98% de eficácia na aplicação em adultos.

Apenas dois casos adversos graves foram identificados: hipotensão (baixa pressão arterial) e febre. No entanto, segundo os pesquisadores, o episódio de hipotensão não estava associado à vacina. Já o voluntário com febre foi internado com suspeita de ter adquirido a doença, mas se recuperou em 12 horas.

A Ad26.COV2.S, como foi nomeada cientificamente, está sendo devolvida pela Janssen, uma farmacêutica subsidiária da Johnson & Johnson, nos Estados Unidos, e é considerada um dos imunizantes mais promissores, pois é o único que está sendo testado em dose única.

Fase 3 iniciada

Esses resultados permitiram que a vacina avançasse para a fase 3, iniciada na última quarta-feira (23). Nesta última etapa de estudos clínicos, o imunizante é testado em um número maior de pessoas para demonstrar sua eficácia.

Caso aprovada, a vacina recebe registro sanitário para posterior disponibilização à população. Esta fase terá a participação de 60 mil voluntários, maiores de 18 anos, de oito países diferentes. A farmacêutica estima que a conclusão dos testes leve até oito semanas.

Esses resultados permitiram que a vacina avançasse para a fase 3, iniciada na última quarta-feira (23).

Segundo a empresa, o objetivo maior do estudo é promover uma vacina que tenha, no mínimo, 60% de eficácia na prevenção da Covid-19. A empresa quer produzir até 1 bilhão de doses em 2021, a preço de custo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES