Vacina passa a ser recomendada para grávidas com comorbidades

A recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é de que a vacina seja aplicada

Vacinação de grávidas contra a Covid-19 é recomendada por entidades da saúde | Reprodução Veja
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grávidas que tenham comorbidades como diabetes mellitus, obesidade ou hipertensão arterial sistêmica podem tomar a vacina contra a Covid-19. A recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) é de que sejam seguidas as orientações do Ministério da Saúde para que a vacina seja aplicada, mesmo que ainda não tenha sido testada em gestantes. As organizações de saúde defendem que o Sars-Cov-2 é um risco maior às gravidas e aos bebês e o objetivo é evitar complicações.

“A urgência em se posicionar sobre essa população, mesmo com ausência de evidências, decorre do maior risco de complicações que as gestantes e seus bebês apresentam quando infectadas pelo vírus”, afirmaram as instituições em nota.

O número de mortes de gestantes e de mães de recém-nascidos (puérperas) por Covid-19 mais do que dobrou em 2021 em relação à média semanal de 2020, segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19). Diante do aumento de casos, a nova portaria do Ministério da Saúde recomendou a vacinação para esse público.

Grávidas podem ser vacinadas contra a Covid-19 | FOTO:Reprodução/VEJA

Grupo de risco

As vacinas disponíveis ainda não foram testadas nesse grupo. “Entretanto, os estudos em animais não mostraram ter efeito teratogênico - que é capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez”, afirmou SBD e a SBEM. As organizações defendem que, no momento, o coronavírus é um risco maior às gestantes e aos bebês.

Além das gestantes com diabetes mellitus, a vacinação também é recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres grávidas com as seguintes doenças:

  • hipertensão arterial crônica
  • obesidade (IMC maior ou igual a 30)
  • doença cardiovascular
  • asma brônquica
  • imunossuprimidas
  • transplantadas
  • doenças renais crônicas
  • doenças autoimunes

Gestantes sem doenças prévias também podem se vacinar, mas o Ministério da Saúde recomenda que seja feito uma avaliação de risco e benefícios. Já para mulheres lactantes e puérperas sem comorbidades, a vacinação pode ocorrer desde que elas façam parte dos grupos prioritários.

As lactantes não devem interromper o aleitamento ao receber a vacina e podem doar leite mesmo vacinadas. Embora seja recomendado, a vacinação para gestantes não é obrigatória. “As mulheres que não aceitarem devem ter sua decisão respeitada'', afirmou a SBD e a SBEM em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES